Ao constatar as condições precárias de funcionamento da agência Caixa Econômica Federal – Miguel Sutil, em Cuiabá, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb-MT) interrompeu o atendimento na unidade nessa quarta-feira (13).
O estabelecimento apresenta uma série de irregularidades como infiltrações, mau cheiro, goteiras e não possui ventilação. Como agravante o ar condicionado, que funcionava desde ontem somente na ventilação, parou de funcionar. Enquanto no ambiente externo a temperatura se manteve agradável nessa manhã, dentro da CEF os funcionários foram submetidos a mais de 35 graus Celsius.
Hoje, o Sindicato de Mato Grosso visitou a unidade e verificou a procedência das reclamações recebidas. Ainda nessa quarta-feira, será encaminhada denúncia à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, assim como aos demais órgãos competentes e à Superintendência da Caixa Econômica Federal.
"Queremos a resolução desse problema de forma que os empregados da Caixa tenham um ambiente de trabalho saudável e propício para desenvolver suas atividades. A precariedade da agência Miguel Sutil é crônica e há muito tempo o Seeb-MT tem denunciado isso", afirma o empregado da Caixa e diretor do sindicato, John Gordon.
No mesmo local, funciona o setor de penhores da Caixa Federal, área em que há grande mau cheiro devido a ventilação escassa. Durante uma semana o funcionamento dos banheiros da agência esteve suspenso, somente ontem o problema foi resolvido.
"A Caixa tem conhecimento das dificuldades enfrentadas nessa unidade, mas mesmo lucro mais de R$1,2 bilhões somente no primeiro semestre de 2009, a empresa emprega uma política de descaso com seus funcionários. Exigimos que a Caixa solucione esse problema.
Somente depois disso é que permitiremos que essa unidade volte a funcionar completamente", argumenta o presidente do Seeb-MT, Arilson da Silva.
Todos os empregados da Caixa compareceram e permanecem na unidade para trabalhar, mas devido a impossibilidade de permanência dentro da agência devido aos problemas estruturais eles aguardam do lado de fora. Assim que forem solucionadas essas questões eles retornarão ao trabalho imediatamente.
Fonte: Seeb-MT