Nesta quinta-feira (3), o Sindicato dos Bancários da Paraíba, em parceria com o Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba, sob o comando da Profª Drª Thaís Máximo, disponibiliza a pesquisa “Saúde e Trabalho Bancário na Pandemia”, através de questionário a ser respondido por bancárias e bancários no Google Forms.

Acesse a pesquisa aqui.

Este ano, em plena pandemia, o Sindicato realizou dois seminários virtuais sobre as questões que afetam a saúde dos trabalhadores/as do ramo financeiro, principalmente a saúde mental,  sendo um deles com a Dra. Thaís, que didaticamente discorreu sobre os principais fatores da crise sanitária que atinge a categoria bancária.

“Os bancários e bancárias pertencem a uma categoria profissional das mais atingidas em virtude da complexidade do trabalho real a partir da pandemia, tanto para os trabalhadores que estão em home office quanto para os que estão trabalhando presencialmente. É preciso ainda que as instituições estejam pensando ações de gestão de pessoas e saúde dos trabalhadores para esses sujeitos”, afirmou Dra. Thaís na sua palestra.

Agora, a estudiosa do assunto nos proporciona a oportunidade de pesquisar dentro do universo real o que mais atinge bancários e bancárias durante a pandemia. A partir da construção do instrumento de pesquisa, serão abordados diversos segmentos da saúde do bancário voltados à realidade de pandemia, tais como: qualidade de vida; saúde mental; lesões corporais; assédio moral; estresse psicológico, entre outros.

“É muito importante que os/as trabalhadores/as do ramo financeiro em nossa base respondam à pesquisa que será  tratada pelos profissionais da saúde que vão nos fornecer informações necessárias à formatação de políticas de segurança para a categoria profissional durante e no pós-pandemia”, concluiu Washington Luiz, secretário de saúde do trabalhador bancário do sindicato.

Fonte: Seeb – PB