Cuidar da sua própria vida e gerar outras, administrar a carreira, um lar e encher de beleza os ambientes por onde passa com a energia de corrigir quem possa errar com um conselho ou olhar de que tudo vai dar certo. Essa entrega custa muito caro às mulheres, e por isso, no Dia Internacional da Mulher, o Sindicato esteve, de forma muito efetuosa, nas agências espalhadas por João Pessoa para celebrar e, ao mesmo tempo, resistir aos ataques velados que ainda afrontam não só as bancárias, mas todas as mulheres.

“Vocês sabem que podem contar sempre com a gente. Sabemos das aflições que passam e, por isso, fazemos questão de estarmos, simbolicamente, resistindo junto com vocês. Cada uma aqui, cada bancária tem sua história, nem sempre só com memórias boas, uma vez que o adoecimento laboral é um dos fatores de maior aflição dentro do nosso segmento. Além do assédio sexual e moral que tanto insiste em aterrorizar cada uma de nós. Mas não estamos sozinhas, contamos com uma rede de apoio fantástica do Sindicato. E reforçar essa união é nossa missão”, destacou a secretária da Mulher Bancária, Adriana Malleta.

O presidente do Sindicato, Lindonjonson Almeida, também parabenizou todas as mulheres, em especial as bancárias. “Que este dia (8 de março) enseje bastante reflexão e o compromisso de todos com a luta pela igualdade, contra a discriminação e em defesa dos direitos iguais para mulheres e homens. Não podemos aceitar que, fazendo o mesmo trabalho, as mulheres ainda recebam menos que os homens, que casos de assédio sejam escondidos por medo, ou que a violência doméstica seja velada. Queremos que vocês saibam dos direitos conquistados e contem sempre com o Sindicato”, reforçou.

Na visita às agências foram distribuídas agendas com dados e informações para denúncias sobre fatos no ambiente de trabalho e/ou casos de violência doméstica. A distribuição desses brindes prossegue nas agências da base do Sindicato no interior da Paraíba.

Após as visitas nas agências localizadas no Centro de João Pessoa, diretores e diretoras participaram do ato que reuniu centenas de mulheres em uma caminhada do bairro de Mangabeira para a Praça da Paz nos Bancários. Com bandeiras de luta, cartazes e faixas, junto com as vozes de resistência e empunhando a força de cada mulher presente na atividade, o Sindicato reforçou, que neste mês de março, a passagem simbólica da luta das mulheres se fortalece para todos os dias, sabendo que respeito e igualdade são anseios diários e atemporais. “Essa luta é de todos, homens e mulheres, é de toda a sociedade, pois a consciência sobre isso deve ser coletiva, só assim estaremos no caminho certo para, de fato, termos uma sociedade civilizada e que garanta o bem-estar a todas”, finalizou Adriana.

Veja as fotos:

>>> Visita aos Bancos

>>> Passeata Mangabeira-Bancários