fgh

O Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou nesta terça-feira (8), uma paralisação na agência do Banco Itaú, em Guarabira, brejo Paraibano, contra a falta de bancários. Há cerca de quatro meses, a agência vem funcionando precariamente com apenas dois funcionários e sem um gerente-geral, evidenciando a exploração aos trabalhadores e gerando transtornos para clientes e usuários.

Nos nove primeiros meses de 2016, o lucro líquido do Banco foi de R$ 16,3 bilhões. Mesmo com altíssimo patamar de rentabilidade – muito acima do que se verifica no sistema financeiro internacional – e lucrando muito em meio a profunda crise econômica que o país atravessa, o banco continua a fechar agências e a demitir funcionários. Nos últimos doze meses foram cortados e 2.753 postos de trabalho e 207 agências foram fechadas no período.

Segundo o diretor Carlos Hugo, a exploração da categoria deve ser sempre denunciada. “Como representantes dos trabalhadores bancários não iremos aceitar nenhum tipo de exploração, principalmente as que colocam em risco a saúde e a condição de trabalho do bancário”, denunciou.