O I Encontro de Saúde Mental dos Bancários da Paraíba será realizado na próxima segunda-feira (28), através da plataforma Zoom (inscreva-se aqui) a partir das 19h30. E quem vai conversar conosco sobre esse tema é o companheiro Danilo Peixoto, empregado da Caixa Econômica Federal.

Pelos apontamentos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), de 2009 a 2017, a quantidade de bancários afastados por transtornos mentais cresceu 61,5%. Se levarmos em conta as subnotificações, esse número pode ser maior. As condições e a sobrecarga de trabalho, a pressão pelo cumprimento de metas abusivas e a prática do assédio moral são alguns dos motivos para o adoecimento mental da categoria.

Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV) 32 pessoas cometem suicídio no Brasil diariamente. Uma a cada 45 minutos.  Essa é a quarta causa de morte de brasileiros e brasileiras entre 15 e 29 anos. No mundo, o suicídio é a segunda causa de mortes nas pessoas dessa faixa etária.

Na Paraíba, o Sistema de Informação sobre Mortalidade da Secretaria Estadual de Saúde (SIM/SES) registrou 256 suicídios em 2019 e cerca de 93 nos primeiros seis meses de 2020.

Os dados reforçam a importância desse assunto ter seu devido espaço nos debates e diálogos na sociedade durante o mês de setembro, tradicionalmente conhecido como “Setembro Amarelo”. Vamos falar sobre isso?

Esperamos você nesta segunda-feira, para enriquecermos o debate sobre esses males que atormentam nossa categoria profissional diariamente.

Participe!
#SetembroAmarelo #SaudeMental #Bancários #ViverValeaPena #Prevenção

Fonte: Seeb – PB