O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro no Estado da Paraíba (Sintrafi-PB) repudia a postura e as atitudes do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, contra o único banco cem por cento público e o seu corpo funcional.
“Depois de tantas denúncias publicadas pela mídia sobre a utilização da Caixa Econômica para promoção pessoal com fins eleitoreiros, viabilizar sua candidatura e tentar alavancar a campanha de Bolsonaro à reeleição em 2022, o presidente Pedro Guimarães dessa vez foi longe demais ao submeter vice-presidentes e diretores à prática de exercícios militares que nada têm a ver com a natureza da instituição financeira. Repudiamos os sucessivos ataques ao banco público e vamos continuar combatendo e denunciando medidas de cunho político-eleitoreiro como a absurda proibição do uso de roupas vermelhas nas agências da Caixa”, desabafou Lindonjhonson Almeida, presidente do Sindicato.
Os fatos
Durante um evento de fim de ano da Econômica Federal, em Atibaia, no interior de São Paulo, na última terça-feira (14), o presidente da instituição, Pedro Guimarães, colocou funcionários para fazerem flexões de braço, gesto semelhante ao praticado por Jair Bolsonaro em outras ocasiões. Mas, ao contrário do presidente, Pedro Guimarães não fez o exercício junto, o que, segundo especialistas, pode ser uma prática humilhante, questionável na justiça.
Nos quartéis, por exemplo, pagar flexões costuma ser uma ordem comum, mas quem manda também faz o exercício. Em um vídeo divulgado pelo Portal Metrópoles, cerca de dez pessoas entre diretores e vice-presidentes da Caixa aparecem fazendo dez flexões. Em outro vídeo, os funcionários são pressionados a fazer estrelinhas com direito a uma ginasta ensinando a fazer o exercício.
Funcionários também denunciam pressões para não usarem vermelho no trabalho, por ser uma cor associada ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Essa atitude absurda do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, teve ampla repercussão na mídia:
>>>>> Presidente da Caixa obriga executivos do banco a fazer flexões
>>>>> ‘Show’ de absurdos, sob o comando do presidente da Caixa
>>>>> Presidente da Caixa chama coronel e pede para VPs fazerem flexão
>>>>> Presidente da Caixa coloca funcionários para fazer flexões em evento em Atibaia, SP
Fonte: Sintrafi-PB, com informações da Contraf-CUT e CBN – Primeiras Notícias