A coleta de votos será presencial, nos locais de trabalho, e vai até o dia 1º/09/2022

Começou nesta terça-feira (30) a eleição para Delegad@s Sindicais do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A coleta dos votos será feita nos locais de trabalho, até o dia 01/09/2022, e a posse d@s eleit@s será no dia 9 de setembro.

O(a) Delegado(a) Sindical é o(a) representante da categoria no seu local de trabalho e é o elo entre a base que o(a) elegeu e o Sindicato. Tem como atividades essenciais: organizar e mobilizar a categoria sempre que necessário; participar e auxiliar na organização de eventos do Sindicato, bem como representar o Sindicato perante a sua base e distribuir os materiais da Entidade.

Quais as atividades de delegado sindical?

  • Representar os funcionários da dependência junto ao Sindicato;
  • Encaminhar reivindicações especifica;
  • Acompanhar o cumprimento dos contratos coletivos, da legislação trabalhista e previdenciária;
  • Promover o diálogo entre os funcionários para apresentar críticas e sugestões para melhoria das condições de trabalho, bem como conciliar conflitos individuais.

Quais os direitos do(a) delegado(a) sindical?

  • Podem se ausentar para participação em atividades sindicais com a quantidade de dias definidas no acordo de cada banco. A ausência nessas condições será considerada como falta abonada e dia de trabalho efetivo para todos os efeitos legais;
  • O representante sindical de base não poderá ser removido do seu local de trabalho durante a vigência do mandato;
  • A ação do representante sindical de base é livre, bem como o acesso a comunicação com os demais colegas de trabalho;
  • Fica vedada a dispensa do(a) empregado(a) eleito(a) delegado(a) sindical, a partir do momento do registro de sua candidatura até 1 (um) ano após o final do seu mandato, salvo se cometer falta grave.

O presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida, destaca a conjuntura adversa à classe trabalhadora em que se desenvolve a campanha nacional da categoria e ressalta a importância dos delegados de base na mobilização de bancárias e bancários para o enfrentamento com os banqueiros. “Como sempre, a nossa luta com os bancos é desigual e este ano tem alguns fatores conjunturais que complicam ainda mais essa correlação de forças. Um deles é o fato de estarmos em um ano eleitoral com o país comandado por um presidente que só favorece o patronato, principalmente os banqueiros e os grandes empresários e manifesta abertamente que quer ser reeleito de qualquer jeito. Outro fato que merece destaque foi termos perdido a cláusula da ultratividade na reforma trabalhista e o STF nos ter negado a garantia dos direitos até a formatação de uma nova negociação coletiva. Portanto, a nossa luta é ainda mais árdua e teremos que estar unidos, esclarecidos e mobilizados. E é aí que entra a força que vem da base para fortalecer a nossa luta a partir dos locais de trabalho. Tenho certeza que com a nossa disposição de luta, reforçada com os delegados e as delegadas sindicais, #Boraganharessejogo!”, afirmou.

Veja os editais:

>>>>> Eleições de Delegados Sindicais do Banco do Brasil – Edital

>>>> Eleições de Delegados Sindicais do Banco do Nordeste do Brasil – Edital

>>>> Eleições de Delegados Sindicais da Caixa Econômica Federal – Edital