Na noite deste sábado (5), a edição do Talentos Fenae/Apcef 2020 chegou ao fim. Segundo a organização do evento, o associado da Apcef/PB, Thulio Phelipe Andrade do Nascimento, foi o grande vencedor da noite: conquistou o primeiro lugar em Contos e Crônicas com a obra Morte da verdade e o segundo lugar em Poesia com a obra Dedos.
À reportagem do Trocando em Miúdos, o bancário da Caixa Econômica Federal, que é poeta e escritor, falou de sua alegria em participar desse grandioso evento cultural de nível nacional e da emoção de ver e ouvir renomados artistas apresentando ao vivo suas obras.
“Estava muito apreensivo com o resultado final do evento, pois acompanhei no site da Fenae a qualidade e o nível das obras literárias que estavam no páreo. Fiquei tão emocionado que sequer consegui fazer um “print” com minha imagem na hora do anúncio da minha vitória. E, também, não imaginava que meu coração seria colocado à prova de resistir à emoção ainda maior ao contemplar a intepretação do conto Morte da verdade e da poesia Dedos, respectivamente, pela atriz e diretora Clarice Niskier e pelo poeta Victor Felix”, ressaltou Thulio.
Ao todo 717 obras literárias foram inscritas em todo o país, sendo 413 em Poesia e 304 na modalidade Conto ou Crônica.
Eis como o grande vencedor da literatura no Talentos Fenae 2020 avalia sua participação e a grandiosidade do evento cultural.
Desde o ano de 2016 que participo do Talentos Fenae, sempre focado na literatura. E, mesmo concorrendo em outras categorias, a considero a melhor forma de expressão nas modalidades contos/crônicas e poesia. Escrevo, pois encontrei nas palavras uma forma de me expressar melhor. Por muito tempo, as palavras me ajudaram a driblar a timidez, criar mundos e até me entender melhor.
A ideia do conto Morte da Verdade, foi recriar de forma surreal nossa realidade do pós-verdade em que as pessoas parecem não acreditar no que vêem, mesmo que diante dos seus olhos. Já o poema Dedos foi uma experiência, quis criar um poema fundamentalmente sensorial, ligeiramente sensual e que preenchesse a mente de quem o lê-se.
Considero o Talentos Fenae, bem como sua manutenção, mesmo na pandemia, um apoio gigante à cultura, aos dons dos empregados, pois a arte tem esse papel, a Fenae proporciona aos associados, aposentados e da ativa, esse maravilhoso canal em que o seu melhor pode ser mostrado estadual e nacionalmente.
Já a pandemia causa uma reflexão maior, muitas das obras citaram a pandemia, inclusive fiz um poema que ficou em terceiro lugar estadual neste ano que refletiu sobre este momento de gravidade da crise sanitária.
“São eventos culturais dessa monta que incentivam a classe trabalhadora a manifestar sua criatividade em um evento que proporciona a competividade local e que abre os horizontes para que o/a artista que habita cada trabalhador/a mostre seu talento para o nosso país continental. Parabéns às Apcefs, à Fenae, a todos e todas que participaram desse grandioso evento e, principalmente ao grande vencedor da noite do encerramento do Talentos Fenae/Apcef 2020, nosso companheiro Thulio Phelipe”, saudou o presidente Lindonjhonson Almeida, em nome da diretoria do Seeb-PB.
Veja aqui:
Fonte: Seeb-PB, com Fenae