Clique aqui para assinar também a petição online com o HSBC.
A campanha foi deflagrada oficialmente nos dias 17 e 18 de março, em São Paulo, com a participação de dirigentes sindicais de 19 países das Américas, Europa e Ásia. Até agora, os bancos não abriram negociações com a UNI Finanças.
Somente com mobilização será possível abrir o diálogo e assinar o acordo global que visa assegurar direitos fundamentais aos bancários em todos os países onde esses bancos internacionais abriram agências.
A UNI Finanças, que representa cerca de dois milhões de trabalhadores do setor financeiro no mundo, disponibilizou uma petição online, a fim de coletar apoios por acordo global com o HSBC em todo mundo.
"É importante que obtenhamos um grande resultado de adesões com a petição online", destaca o chefe mundial da UNI Finanças, Oliver Röethig. "Uma petição firmada por milhares de pessoas terá um impacto poderoso na campanha e assegurará que os bancos levarão nossas preocupações a sério", salienta o dirigente.
"Queremos o acordo marco global para defender os direitos dos trabalhadores, como o direito à sindicalização, que está sendo desrespeitado nos Estados Unidos, onde o Santander demitiu três bancários que estavam organizando um sindicato", ressalta o funcionário do Santander e secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.
"Contamos com o apoio de todos os bancários brasileiros para essas petições online, assim como para o abaixo-assinado que está circulando em todos os sindicatos para fortalecer essa campanha da UNI Finanças por acordo global com o HSBC e o Santander", reforça o secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT, Ricardo Jacques.
Fonte: Contraf-CUT com UNI Finanças