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(João Pessoa) Nesta quarta-feira, 23 de dezembro, na Superintendência Regional da Paraíba do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE – SRP), em mesa redonda mediada pelo órgão entre o Banco do Brasil e os Sindicatos dos Bancários da Paraíba e de Campina Grande e Região, os dirigentes sindicais exigiram a contratação de mais funcionários para o BB. O Banco do Brasil precisa de mais funcionários para suprir a deficiência preexistente, agravada com a compra da folha de pagamentos do Estado, e para melhor atender aos clientes, a sociedade em geral e aos servidores públicos estaduais.

A mesa redonda foi mediada por Cursino Raposo, chefe do Setor de Relações de Trabalho do MTE – SRP, que se prontificou a ajudar as partes a encontrar soluções que fossem interessantes tanto para a instituição financeira quanto para os seus empregados. Representando os trabalhadore bancários: Marcos Henriques, Jurandi Pereira e Francisco de Assis Chicão pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba; e Rostand Lucena e Esdras Luciano pelo Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região. Edilbeto Passos, gerente de administração da Superintendência Estadual da Paraíba representou o Banco do Brasil.

O motivo principal da solicitação dessa mesa redonda pelos Sindicatos foi o caos total no Banco do Brasil por conta da absorção das contas do governo do Estado, sem que o banco tivesse se preparado para os desafios da demanda, jogando todo o peso do cadastramento das novas contas e atualização cadastral das já existentes, bem como o pagamento do 13° salário nas costas do já insuficiente quadro funcional do BB. 

Ao final das discussões na Mesa Redonda, os representantes dos bancários fizeram as seguintes reivindicações:

  • Que o BB tome providências para evitar os graves incidentes ocorridos no início do cadastramento e pagamento dos servidores públicos estaduais, tanto para os clientes quanto para os funcionários do Banco do Brasil;
  • A manutenção de 52 funcionários adidos (cedidos por outras unidades do Banco fora do Estado), como reforço de mão-de-obra até que os novos funcionários cheguem às agências aptos para trabalhar;
  • Que se evite o deslocamento de funcionários de pequenas agências para reforço no atendimento dos servidores públicos estaduais, visto que as agências de origem também têm os seus claros (falta de funcionários);

  • Que seja assegurado ambiente adequado e seguro para os Caixas Executivos que estão efetuando pagamento aos servidores públicos estaduais, especialmente na AABB Campina Grande;

  • Considerando que a falta de funcionários no Banco do Brasil é um problema nacional reconhecido pela própria instituição financeira, que prometeu contratar 10.000 funcionários até 2011, foi solicitado ao Ministério do Trabalho e Emprego/Superintendência Regional da Paraíba (MTE – SRP) que não atenue na identificação de infrações trabalhistas praticadas pelo Banco do Brasil, quando da fiscalização nas unidades desse banco público que vem atuando com práticas inaceitáveis nas relações de trabalho.

 

 

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