Veja aqui nota publica pela Previ após a divulgação do fato relevante do Banco do Brasil publicado no dia 23 de janeiro comunicando a seus acionistas a revisão do cálculo de seus ativos e passivos atuariais, contabilizando R$ 5,326 bilhões do superávit do fundo de pensão de seus funcionários, acrescendo R$ 2,5 bilhões ao lucro líquido no último trimestre do ano passado.

PREVI esclarece notícias sobre repasse de superávit

A respeito do Fato Relevante publicado pelo Banco do Brasil, em que se afirma que estão sendo contabilizados em seu balanço valores relativos à parcela do Superávit da PREVI, esclarecemos que tal medida não decorre de nenhuma decisão sobre utilização do Superávit e nem a qualquer repasse de valores da PREVI ao Banco.

O que o BB está fazendo decorre da interpretação das normas contábeis a que o Banco está sujeito, e que lhe permitem reconhecer em seu Balanço, antecipadamente, valores a respeito dos quais julga que terá direito em função das normas vigentes. No presente caso, o que aconteceu de novidade em 2008 foi a edição da Resolução CGPC 26, que trata da destinação dos superávits dos fundos de pensão.

Alguns jornais publicaram a notícia de forma incorreta ou dúbia, dando a entender que teriam ocorrido repasses dos valores citados ou algum tipo de decisão no âmbito da PREVI acerca do assunto, mas nada disso aconteceu.

Fonte: Previ

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster