Agora, todo o processo pode ser feito pelo cidadão através do aplicativo Meu INSS
Desde o dia 26 de abril, está em vigor o novo requerimento de Benefício por Incapacidade – BI, inclusive os pedidos de prorrogação, que passam a ser realizados: via Portal de Atendimento – PAT, quando requerido nas APS; Central 135; Entidades Conveniadas; e pelo Meu INSS, quando requerido diretamente pelo cidadão.
A mudança foi instituída pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), através da PORTARIA CONJUNTA DTI/DIRBEN/INSS nº 04, de 25 de abril de 2024. Portanto, os pedidos de Benefício por Incapacidade ou de prorrogação deverão ser feitos exclusivamente utilizando-se o novo modelo de requerimento. Houve alteração também na perícia médica, que passou de presencial para telemedicina. Agora, todo o processo pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS.
“Para simplificar o entendimento de bancárias e bancários sobre essa mudança, o Sindicato está disponibilizando um vídeo, ao final da matéria, com o passo a passo para solicitar o benefício. Antes de entrar no aplicativo, o beneficiário deve ter em mãos os seguintes documentos no formato PDF: a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), a DUT (Declaração do Último Dia Trabalhado) e o relatório médico para anexar à solicitação. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe da Secretaria de Saúde do Sindicato dos Bancários da Paraíba”, esclareceu o secretário Washington Luiz.
Fonte: Seeb – PB, com informações do INSS