As informações são da imprensa oficial da Venezuela, Agência Bolivariana de Notícias (ABN).
Com esta decisão, estão suspensas todas as operações bancárias da instituição até que se defina se haverá a liquidação do banco.
Em 2008, Chávez anunciou a nacionalização do Banco da Venezuela, um dos maiores do país. Anteriormente, em 2007, foram nacionalizadas companhias de telecomunicações e energia venezuelanas.
De acordo com a Superintendência de Bancos e Outras Instituições Financeiras (Sudeban), o Banco Federal será submetido à intervenção da União por descumprir as instruções estabelecidas pelo órgão de fiscalização.
Inspetores vão analisar a situação financeira e jurídica da instituição durante dois meses de atividades.
Ortega Díaz afirmou que depois de inspeções conduzidas pela Sudeban, foi constatado que o Banco Federal apresentou uma série de pendências.
O ministro disse no aumento de capital social da instituição, houve déficit de solvência do saldo da reserva legal mínima exigida pelo Banco Central da Venezuela (BCV) e elevação dos ativos líquidos.
"Tendo em conta a manutenção da situação econômica e financeira [do Banco Federal] e a relutância [da direção da instituição] em abordar a liquidez e a partir do levantamento das ações administrativas, houve a decisão [pela intervenção]", disse o ministro.
Fonte: Brasil Econômico, com Agência Brasil