A Contraf-CUT recebeu ofício da Câmara Municipal de Álvares Machado(SP) comunicando a aprovação, em sessão realizada no dia 7 de abril, de uma moção de repúdio dirigida à Febraban em função das enormes filas nos bancos e do atendimento precário aos clientes e usuários.
O requerimento classifica de insuportável a rotina vivida pela população que utiliza os serviços bancários, com muitos transtornos, demora excessiva e descaso por parte dos bancos, que por outro lado cobram taxas abusivas e registram lucros astronômicos.
> Clique aqui para ler a íntegra da moção aprovada.
Autor da moção de repúdio, o vereador Chiquinho do PT destaca que, mesmo com lucros bilionários, os bancos continuam liderando as listas de reclamações do Procon e do Idec. Somando-se, o lucro do Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander e HSBC chegou a R$ 50 bilhões em 2013.
O parlamentar cita artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e resoluções do Banco Central que proíbem as ações praticadas pelos bancos no atendimento aos clientes.
Uma das resoluções, a de nº 3.694/2009 do BC, estabelece que é vedado às instituições financeiras recusar ou dificultar o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa aos seus clientes e usuários, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico.
A moção de repúdio também ressalta que os empregados dos bancos não podem ser penalizados pela situação caótica das agências e critica o corte de funcionários, lembrando que a categoria bancária foi reduzida de 732 mil para 500 mil trabalhadores nos últimos 20 anos.
Além da Febraban, o ofício da Câmara de Álvares Machado foi encaminhado aos diretores dos bancos que operam na cidade, solicitando providências e soluções para os problemas relatados.
Fonte: Contraf-CUT