As 400 inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de novembro

Já estão abertas as inscrições para o VI Fórum Nacional Pela Visibilidade Negra no Sistema, que será realizado no dia 23 de novembro de 2021, de forma online. Ao todo, são 400 vagas. As inscrições poderão ser efetivadas até o dia 22 de novembro neste link e, após confirmadas, o (a) participante receberá, por e-mail, o acesso ao evento.

O encontro, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), é dirigido aos dirigentes sindicais e às assessorias responsáveis pelas Secretarias de Políticas Sociais dos Sindicatos e das Federações.

“Estamos realizando o VI Fórum Nacional Pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro para debater o racismo na sociedade e seus reflexos no mercado de trabalho. Nosso interesse é fortalecer o debate do tema do combate ao racismo e discutir formas de atuação sindical para ampliar o número de negras e negros na categoria bancária e lutar com o movimento negro para que todos os trabalhadores dos mais diversos seguimentos tenham oportunidade, de acesso e salário justo. Chega de racismo no trabalho e na vida”, afirmou Almir Aguiar secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT.

“Vivemos hoje numa conjuntura absurda, no qual o racismo tem se propagados todos os dias, seja na violência policial, agressões verbais e muito forte no mercado de trabalho. Onde a população negra tem sido discriminada no acesso ao mercado mais qualificado, no sistema financeiro, o II Censo da Diversidade realizado em 2014, mostrou que, que somente 24,7% dos trabalhadores nos bancos brasileiros são negros. E com certeza a cor da pele é um impeditivo para ascensão profissional. É necessário que os bancos deixem seus preconceitos de lado e realmente promova a inclusão, saindo do discurso para a prática”, completou Almir Aguiar.?

Veja a programação completa do Fórum:

9h30 – Abertura

ANÁLISE DE CONJUNTURA HISTÓRICA DAS RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL, DIREITOS E PERSPECTIVAS

10h30 – “O resgate do trabalho escravo, desde o sequestro dos irmãos negros na África até o fim do século XIX”

Ramatis Jacino

11h05 – “Genocídio da população negra e suas relações históricas”

Tamires Sampaio

12h – Debate

13h – Intervalo para Almoço

PARTICIPAÇÃO DOS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO E POLÍTICAS DE COMBATE AO RACISMO

14h – “A questão racial no mercado de trabalho e no setor bancário”

Nádia Vieira

14h25 – “Conquistas históricas, ações afirmativas na luta contra o racismo na vida e no trabalho”

Gabriel Sampaio

14h55 – Educação como mecanismo de mobilidade econômica no mercado de trabalho”

Anatalina Lourenço

EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA E VIOLÊNCIA NA PANDEMIA

15h40 – “Empoderamento das mulheres negras e violência na pandemia”

Major Denice

16h05 – “A importância do ativismo político das mulheres negras”

Ana Cruz

16h30 – Criações Imaginéticas: Narrativas reais na pandemia”

Giorgia Prates

17h25 – Encerramento

Fonte: Contraf-CUT