Estão tramitando atualmente no Congresso três projetos que tratam do assunto, tendo como proposta básica o pagamento do adicional de 30% sobre o salário da categoria, a título de periculosidade. O PLS 387/08, de autoria de Paim, foi aprovado em decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e tramita atualmente na Câmara dos Deputados, como PL 6.113/09.
Já o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 220/09, de autoria da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), foi aprovado pela Câmara e tramita, agora, no Senado, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Esse projeto foi relatado e recebeu parecer favorável de Paim, aprovado pela CAS. Em seguida, foi a Plenário para votação, mas os senadores decidiram remetê-lo à apreciação da CAE.
O terceiro projeto (PLS 682/07), da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que também trata desse tema, foi aprovado pelo Senado e tramita atualmente na Câmara como PL 4.436/08. Os deputados decidiram apensar outros dez projetos a essa proposição, que estão sendo examinados conjuntamente naquela Casa.
A Contraf-CUT participará da sessão no Senado e apoia a luta pelo pagamento do adicional de risco de vida para os vigilantes.
Fonte: Agência Senado