A XII Conferência Regional da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE), que teve seu início neste sábado, 30 de junho, reuniu delegados e delegadas dos sete sindicatos que compõem a base da Federação, contou com mesas de debates sobre temas relevantes para a categoria bancária e o fortalecimento da luta sindical na região.

Após as mesas de debates, com participação de Márcio Monzane (secretário regional da UNI Américas) e Juvandia Moreira (presidenta da Contraf-CUT), foi feito o lançamento livro “30 anos Fetrafi/NE – Luta e Transformação na Representação Sindical do Ramo Financeiro”, escrito por Márcio de Oliveira Rodrigues e coautoria de Carlos Eduardo Bezerra Marques. A obra celebra os 30 anos da Federação e retrata sua trajetória de luta e transformação em prol dos direitos dos trabalhadores bancários.

Para baixar o livro “30 anos Fetrafi/NE – Luta e Transformação na Representação Sindical do Ramo Financeiro”, no formato PDF, clique Aqui!

Para encerrar o primeiro dia do evento, foi realizada uma emocionante homenagem aos diretores e diretoras que desempenharam papéis fundamentais ao longo da história da Fetrafi/NE. Esses líderes sindicais foram reconhecidos por sua incansável luta pela defesa dos direitos da classe trabalhadora e pela consolidação da democracia nas relações laborais.

O secretário geral da Fetrafi-NE e presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida avaliou o primeiro dia da XII Conferência Regional e agradeceu a homenagem aos diretores e diretoras da entidade.

“Esta é a décima-segunda vez que participo da conferência regional dos bancários promovida pela Fetrafi-NE (Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste) e de tantas outras quando ainda éramos dirigentes da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Nordeste (Fetec-NE), mas é como se eu estivesse estreando na primeira. A presença dos presidentes dos sindicatos-irmãos, do companheiro Márcio Mozane, da Uni Américas, da companheira Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT, e dos delegados e delegadas que aqui estão já mostram a grandeza do evento. O lançamento do Livro 30 Anos de História da Fetrafi-NE, que traduz em suas páginas muitas das lutas que travamos em nossas bases e nos embates de nível nacional, nos honram e fazem com que os perrengues que passamos se dissipem na grandeza de nossas ações em prol da categoria bancária. A homenagem me deixou emocionado, envaidecido e muito grato a Deus e aos companheiros e companheiras pela luta que nos trouxeram até aqui e nos fortalece para enfrentarmos os desafios com a reconstrução do país. O negacionismo, o nazifascismo, as fake news e as tentativas de privatização e de golpe foram afastados da política por oito anos, mas a direita brasileira não dorme e é cruel. A luta continua e Viva a Democracia!” concluiu Lindonjhonson Almeida.

Fonte: Seeb – PB, com informações da Fetrafi-NE.