Nos próximos dias 6 e 7 de agosto será realizado, de forma virtual, o XXVII Congresso Nacional dos Funcionários do BNB. A expectativa é de participação de 74 delegados de todos os estados com BNB em suas bases, que se reunirão para debater conjuntura política e econômica nacional, defesa do BNB e do FNE, além de outros desafios e prioridades do funcionalismo para o ano de 2021.
A abertura acontece na noite do dia 6/8, a partir das 19h, conjuntamente com a abertura dos Congressos Nacionais dos Funcionários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e BNDES. Será realizada uma análise de conjuntura focada no tema Democracia e Vacinação para Todos, com coordenação da presidente da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.
No sábado, dia 7/8, a programação prossegue a partir das 9h, com debate sobre os ataques à região Nordeste, com a participação da deputada federal Érika Kokay (PT/DF). Na sequência, a economista e técnica do Dieese, seção Contraf-CUT, Vivian Machado, vai abordar a situação dos trabalhadores do BNB no tocante a emprego, salários, benefícios e desempenho do Banco. Em seguida, o professor, economista e ex-deputado constituinte Firmo Fernandes de Castro, que vai falar sobre o FNE e os impactos da MP 1052 sobre o BNB e a Economia Regional.
Ao final, os congressistas irão apresentar, debater, elencar e aprovar resoluções específicas dos funcionários do BNB.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Dia 06/08 – sexta-feira
- 19:h – Abertura conjunta com os Congressos de Funcionários do Banco do Brasil, caixa econômica Federal, Banco da Amazônia e BNDES.
- Análise de conjuntura focada no tema DEMOCRACIA E VACINAÇÃO PARA TODOS – Coordenação: Juvandia Moreira.
Dia 07/08 – Sábado
- 9h – Abertura e Aprovação do Regimento Interno.
- 09H30 – Conjuntura: Nordeste sob ataque, com a deputada federal Érika Kokay (PT/DF).
- 10h15 – Exposição DIEESE focada no Banco do Nordeste do Brasil, abordando a situação dos trabalhadores no tocante a emprego, salário e benefícios e desempenho do Banco, com a técnica do Dieese, Vivian Machado.
- 11h – Debate: Impactos da MP 1052 sobre o Banco do Nordeste do Brasil e a Economia Regional, com o economista e ex-deputado congressista, Firmo de Castro.
- 12h – Debate pelos participantes da Plenária.
- 12h30 – Apresentação e aprovação das moções e resoluções do Congresso.
- 14h – Encerramento.
Fonte: SEEB/CE