|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Brasil afora, a mobilização com fortes manifestações nas portas das unidades será a resposta das entidades sindicais contra a medida ilegal e absurda da direção da Caixa Econômica Federal de abrir as 500 principais agências em todo o país neste sábado (12), véspera do dia das mães.
Os protestos seguem orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT. Durante reunião ocorrida na última sexta-feira (4), foi decidido organizar protestos contra a abertura das agências neste sábado. Não há qualquer justificativa plausível para uma medida que só prejudica os empregados da Caixa.
Para Jair Pedro Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco, os sindicatos devem denunciar a abertura de agências no sábado junto às Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego (SRTEs), além de realizarem manifestações em protesto contra essa medida de agressão ao direito ao descanso dos trabalhadores do banco.
A jornada legal dos bancários é de seis horas, de segunda a sexta-feira, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Segundo Jair, que também é vice-presidente da Fenae, "ao invés de utilizar-se de uma mera jogada de marketing, a Caixa deveria, isto sim, é contratar mais empregados, abrir novas agências e não obrigar os bancários a trabalharem ainda mais do que já estão". Para ele, "a estratégia de abertura de agências no sábado precisa ser combatida com veemência necessária".
Fonte: Contraf-CUT com Fenae





