Estão abertas as inscrições para o programa de mestrado em Economia Social e do Trabalho da Universidade Global do Trabalho (Global Labours University – GLU), realizado em parceria com a Unicamp. O prazo final para candidaturas para o programa brasileiro, ministrado pela Unicamp, é 15 de agosto de 2011. Os candidatos precisam ter o endosso de um sindicato para solicitar uma bolsa de estudos.
 

Ministrado em inglês, o curso visa estudar e discutir os desafios da globalização, juntamente com um grupo de sindicalistas internacionais. Estágios realizados em centrais, sindicatos e instituições de pesquisa com foco nas questões do trabalho oferecem a oportunidade do aluno se envolver com o movimento dos trabalhadores no Brasil e a nível internacional.

A Universidade Global do Trabalho é um projeto que reúne universidades e entidades sindicais de vários países – entre elas a Central única dos trabalhadores (CUT) -, bem como instituições parceiras como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundação Friedrich Ebert (FES), Fundação Hans Böeckler, entre outras. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se os cursos de mestrado internacional, oferecidos anualmente na Alemanha, África do Sul, Índia e Brasil.

Inscrições

Para participar do programa, os candidatos brasileiros devem se inscrever no exame da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), selecionar o programa de mestrado da Unicamp (Mestrado em Desenvolvimento Econômico) e realizar as provas de economia brasileira (múltipla escolha e dissertativa) e inglês. Devem ainda comparecer e assinar as demais provas.

As inscrições on-line ocorrerão entre 1° de junho e 1° de agosto de 2011. A taxa de inscrição foi fixada em R$ 300,00 – para inscrições realizadas em junho – e R$ 310,00 – para inscrições realizadas em julho ou agosto. As provas do Exame 2012 serão realizadas nos dias 28 e 29 de setembro de 2011.

Para mais informações sobre o processo de seleção, acesse o site da ANPEC: http://www.anpec.org.br/exame.htm

Informações mais detalhadas sobre os perfis específicos do programa estão disponíveis no site da GLU: http://www.global-labour-university.org/2.html

Fonte: Contraf-CUT