O Sindicato realiza o segundo curso de Paternidade, nos dias 20 e 22 de março, das 19h às 21h com aulas que serão ministradas pela mestre em Enfermagem, Fabiana Ângelo Ferreira. A formação é para preparar os pais bancários para os cuidados com o bebê e provocar um debate sobre o seu papel na formação da consciência do seu filho, num parâmetro de uma sociedade mais justa e igualitária, além de ser um pré-requisito para que futuros pais solicitem ao empregador a licença-paternidade ampliada de 20 dias, um direito garantido para a categoria.

Durante as quatro horas de aula, ministradas pela mestre em Enfermagem, Fabiana Ângelo Ferreira, os futuros papais bancários tiveram acesso à conteúdos importantes para a nova rotina familiar de atenção e cuidados com o bebê como: noções de Relações e o Redimensionamento do papel dos pais; reflexão cultural sobre a paternidade e a maternidade na atualidade e suas consequências; abordagem sobre o movimento na vida do pai; desafios para família com a chegada de um novo membro; depressão pós-parto e seus efeitos e respeito a condição biológica da mulher.

Para o diretor de Formação, Carlos Hugo, a segunda turma é fruto do sucesso do primeiro curso. “Temos ciência da importância dessa formação para os bancários que estão iniciando uma nova fase em suas vidas, uma vez que, esse curso além de oferecer a oportunidade da categoria usufruir de seu direito, ainda aborda questões fundamentais para o fortalecimento dos laços familiares”, afirmou.

Os bancários interessados já podem se inscrever ligando para a secretaria da entidade, fones: (83) 9-99140508 ou 32242054.

 

Entenda a licença paternidade

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que aumenta a licença-paternidade de cinco para 20 dias em 8 de março de 2016. A Lei 13.257/2016, que dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância, estabeleceu a licença paternidade para os empregados de empresas que participam do Programa Empresa Cidadã. A licença-paternidade passou de cinco para 20 dias.

 

Uma conquista para os bancários

A conquista da Campanha Nacional Unificada dos bancários no ano passado está prevista na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Os bancos se comprometem a fazer parte do Programa Empresa Cidadã. O direito está atrelado à renovação pelo governo federal do programa Empresa Cidadã – responsável pela renúncia fiscal dos dias a mais nessas licenças.