Crédito: Seeb Porto Alegre
Seeb Porto Alegre
Negociação traz conquista para banrisulenses

O Banrisul implementa nesta sexta-feira, dia 15, a jornada de 6 horas, de segunda a sexta-feira, para os funcionários da Central de Atendimento. A confirmação ocorreu em negociação ocorrida na última terça-feira, dia 12, por meio da Gerência de Gestão de Pessoas.

Desde junho, o Sindiato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) e a Fetrafi-RS vinham negociando e pressionando o banco a eliminar as jornadas de domingo a quinta e de terça a sábado, instituídas após a transferência para o setor do SAC, do SOS e da adequação à nova Lei do Call Center.

Outro tema em pauta foi a extinção dos turnos da noite e madrugada da área de compensação, que contam atualmente com 60 funcionários. O SindBancários exigiu que os banrisulenses sejam realocados com responsabilidade e sem prejuízos à sua remuneração.

Central de Atendimento

Conforme proposta apresentada pelo banco e aprovada pelos banrisulenses em assembleia, será adotada uma escala de trabalho nos finais de semana com adicional de 50% no sábado e 100% no domingo.

As horas excedentes às seis serão pagas como extras. A escala será dividida em três: no primeiro final de semana, o funcionário trabalha ambos os dias, no segundo, escolhe entre sábado e domingo e no terceiro folga nos dois dias.

A partir da instalação da Comissão Paritária de Saúde, se iniciarão os debates sobre as condições de trabalho e saúde na Central de Atendimento.

O SindBancários vem cobrando respeito à Norma Regulamentadora 17, anexo 2 – Trabalho em Teleatendimento/ Telemarketing. Entre elas, o fim da contabilização do tempo médio de atendimento, publicação do desempenho dos funcionários e uso de uniforme na área.

Além da necessidade de ticket alimentação para os funcionários que recebem horas extras, a entidade debaterá a questão dos estagiários, que superam em número os funcionários no setor.

Compensação

Uma comissão com cinco bancários do setor foi eleita para avaliar as condições profissionais de cada colega, com o objetivo de buscar um melhor encaminhamento para cada situação e verificar áreas de interesse dos colegas.

Quanto à realocação sem prejuízos de remuneração, o SindBancários lembrou do impacto financeiro à vida do funcionário e de sua família. A assessoria jurídica da entidade ainda recordou que existe súmula no TST garantindo estabilidade financeira para trabalhadores com mais de dez anos de serviço em caso de troca de função ou extinção de setor.

Os representantes do Banrisul afirmaram que vão levar a discussão para o jurídico do banco, incluindo a manutenção dos salários, mesmo para aqueles que forem transferidos para o turno do dia.

Participaram da reunião pelo SindBancários o diretor Renato Serrasol, a diretora Lourdes Rossoni e o assessor jurídico Antônio Vicente Martins. Pela Fetrafi-RS compareceram a diretora Denise Falkenberg Correa e o diretor Jorge Almir. O Banrisul foi representado pelo gerente de Gestão de Pessoas, Gaspar Saikoski.

Fonte: Contraf-CUT com Fetrafi-RS e Seeb Porto Alegre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *