Nos últimos dias, a Afubesp tem recebido inúmeras ligações e cartas com reclamações sobre a decisão da direção da Cabesp em aumentar o Plano Cabesp Família em 22,01%, a partir do dia 1º de de maio deste ano.

Assim como os associados, que se manifestam indignados com tamanho reajuste, a entidade considera a iniciativa um absurdo, pois é muito superior à inflação de 6,08% auferidos pelo INPC, índice oficial do governo.

"Em um país, onde há vários anos, são divulgados índices baixos de inflação, nunca acima dos 7% ou 8%, os senhores têm a coragem de impor um índice absurdo de 22%? Onde está a ética dos senhores?", pergunta um usuário do plano em carta enviada o presidente da Cabesp, Eduardo Prupest, no início deste mês.

Na correspondência, ele também questiona se o reajuste aplicado é repassado aos médicos, hospitais e laboratórios para melhorar o atendimento prestado aos associados. O associado mesmo responde: "Acredito que não, pois o médico de toda a minha família, depois de mais de doze anos que nos tratava, descredenciou-se no final de 2011, porque o valor pago à sua consulta pela Cabesp é muito baixo. Então temos que pagar cada vez mais e ainda perder os médicos que nos tratavam?"

Afubesp exige explicações

Ao saber do reajuste, Carmen Meireles, conselheira suplente do Conselho Fiscal da Cabesp, solicitou à direção da caixa beneficente o estudo atuarial realizado no plano em questão para ter mais informações sobre o assunto.

Falta transparência, não há acesso a esse estudo, não há diálogo com os eleitos, que deveriam atuar em favor dos associados.

Dessa forma, a conselheira e a Afubesp exigem explicações, principalmente dos diretores e conselheiros fiscais eleitos e, acima de tudo, respeito a todos participantes do Cabesp Família, pois a anuência e concordância deles com esse aumento abusivo irá inviabilizar a continuidade do plano para muitos colegas.

A medida vem confirmar o que os dirigentes da Afubesp vem falando há tempos: a gestão que a Cabesp tem se preocupado mais com os números do que com a saúde de seus associados.

Fonte: Érika Soares – Afubesp

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster