O Fórum Social Mundial 2009 será aberto oficialmente na tarde desta terça-feira (27) com a marcha inaugural nas ruas de Belém. Amanhã (28) as atividades serão dedicadas exclusivamente ao tema Amazônia e, por isso mesmo, a data foi batizada pelos organizadores como o Dia da Pan-Amazônia.

A Fundação Perseu Abramo e a Tenda de Cuba, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) prepararam para o Dia da Pan-Amazônia, às 9h da manhã, em frente à Biblioteca Central da UFPA, uma homenagem a um dos maiores ícones da luta em favor da preservação da floresta amazônica: Francisco Alves Mendes Filho, ou simplesmente, Chico Mendes.

O seringueiro e ecologista acreano nascido em Xapurí e fundador dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia e de Xapurí (AC) e também do Partido dos Trabalhadores (PT) em seu Estado natal, e que dedicou sua vida à extração do látex – seiva da seringueira que é matéria prima na produção da borracha – e à luta em defesa do povo e da floresta amazônica, reconhecido internacionalmente por esta causa, será homenageado com o plantio de cinco mudas de seringueiras, as quais formarão o desenho de um pentágono que será batizado de "pentágono da paz".

A idéia, segundo os organizadores, é fazer um contraponto ao "pentágono da guerra", termo que faz referência o centro militar dos Estados Unidos, em Washington. As mudas serão doadas pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado e plantadas na área em frente à Biblioteca Central da UFPA, onde está localizada a Tenda de Cuba.

Reflorestar o mundo – A intenção do ato é lançar a Campanha Internacional de Reflorestamento e expandir o Programa 1 Bilhão de Árvores para o mundo todo, sendo que a campanha mundial terá como meta a reposição de 5 bilhões de árvores, o necessário para reestabilizar o equilíbrio climático do planeta. Entre os convidados para o ato, nomes importantes como o da senadora Marina Silva (ex-ministra do Meio Ambiente); Júlio Barbosa, Secretário Nacional de Meio Ambiente do Partido dos Trabalhadores; e Raimunda Monteiro, presidente do Ideflor.

Convite aos bancários – O Sindicato dos Bancários PA/AP convida toda a categoria para participar dessa histórica homenagem à Chico Mendes, no sentido de fortalecer a luta em defesa do Meio Ambiente. "Em tempos de aquecimento global, sabemos da importância de toda a sociedade estar engajada nessa luta em defesa do uso sustentável das riquezas da floresta e da qualidade de vida no planeta, por isso achamos fundamental a presença da nossa categoria nessa homenagem à Chico Mendes, será uma importante demonstração de solidariedade à sua luta e uma forma simbólica de mostrarmos para o mundo inteiro que seu legado permanece vivo", comenta Alberto Cunha, presidente do Sindicato.

Fonte: Seeb PA/AP

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster