DFG

DFG

As décadas de luta das mulheres em defesa de mais espaço na sociedade e os desafios das trabalhadoras em meio ao cenário de retrocessos foram temas de debate do Seminário “30 anos de Políticas de Mulheres da CUT”, realizado na última quinta-feira (13), no auditório da CUT-PB. Mais de 60 mulheres participaram da atividade. Professoras, bancárias, agricultoras, metalúrgicas,  servidoras federais, jornalistas e mulheres dos movimentos sociais do campo e da cidade estiveram presentes ao evento.

 

Participaram da mesa de debate a Deputada Estadual Estela Bezerra (PSB-PB), que fez a  análise de conjuntura, a secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Junéia Batista, que avaliou os “ 30 anos de Política Para as Mulheres: organização e luta” e a educadora, Socorro Borges que discutiu as “Mulheres nos Espaços de Poder”.

Segundo a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PB, Luzenira Linhares, o evento serviu para reafirmar o fortalecimento das mulheres no movimento sindical e social. “Esse seminário foi uma oportunidade para as mulheres avaliarem sua organização dentro do movimento sindical enquanto luta e enfrentamento com reflexão das ações que avaliou momentos da caminhada, identificando as conquistas e os desafios das mulheres na construção e na luta por políticas sociais e de gênero”, disse.

Para ela, o momento também foi um instrumento de formação. “Os temas foram apresentados com muita qualidade pela parlamentar a Deputada Estela, que é militante das causas sociais e também pela secretária Junéia Batista e a educadora Socorro Borges, que veio contar e expor sobre a situação das mulheres nos espaços de poder, dando uma enorme contribuição com o seu legado quando foi diretora da CUT-PB, no início da criação da entidade. Um verdadeiro retorno ao movimento sindical, devolvendo o que sua formação acumulou ao longo do percurso que ela teve dentro da base CUTista”, salientou.

Ainda segundo ela, o evento ainda serviu para a troca de experiência e o acúmulo de conhecimento na temática de gênero e que fortaleceu todas as trabalhadores para a implementação de políticas de mulheres em seus sindicatos.

As bancárias Silvana Ramalho e Adriana Maletta também estiveram presentes no evento.  Segundo a diretora do Sindicato, Silvana Ramalho, a oportunidade de reconhecer o trabalho  feito pelas mulheres no movimento sindical é motivador. “Os problemas que as mulheres trabalhadoras enfrentam são muito parecidos, independente da categoria. Apesar de serem  profissões diferentes, a gente se identifica com os mesmos desafios, pois nossa jornada vai  mais além do expediente comum com uma tripla jornada, casa, trabalho e filhos. Ao longo  desses 30 anos, percebemos alguns avanços, mas ainda sentimos que muitos problemas  persistem e nossa luta se torna ainda mais necessária em meio a um cenário de retrocessos nos direitos sociais”, explicou.

 

Mulheres no Poder

 

Para Socorro Borges, a participação das mulheres nos espaços de poder ainda é vergonhosa em números de representantes. Ela destacou que apenas 4,5% da composição da Câmara e do Senado são de Mulheres. Nos partidos, apenas 13% são de Mulheres. Em João Pessoa, apenas  3% na assembleia e na câmara. No judiciário, que tem o poder extremamente elitizado e classista o número chega a  27% apenas. “As condições desfavoráveis são um estigma para as mulheres”, avaliou.

Confira a lista de homenageadas:

 

Maria da Penha – (falecida) –

Maria Ednalva Bezerra (falecida)

Cerize Benedito (Falecida)

Lucia Feliz

Maria Soledade

Socorro Borges

Zenia Chaves – Bancária homenageada

Jandira Pacheco – Bancária homenageada

Sonia Lima

Penha Araujo

Soraya Cordeiro

Rita Batista

Cicera Batista

Juneia Batista – Secretaria Nacional de Mulheres da CUT

Estela Bezerra – Deputada Estadual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *