Crédito: Seeb Brasília
Seeb Brasília
Campanha de Valorização dos Funcionários do Itaú cresce em todo país

Contra as milhares de demissões, as péssimas condições de trabalho e o descaso da direção do Itaú em resolver os problemas dos trabalhadores e trabalhadoras, os bancários da instituição financeira em Brasília lançaram nesta segunda-feira (22) a Campanha de Valorização dos Funcionários, intitulada ‘Esse Cara Sou Eu’. O tema foi inspirado no sucesso do cantor e compositor Roberto Carlos, fazendo uma paródia sobre as condições de trabalho no banco.

O lançamento foi marcado por paralisações. Pela manhã, os bancários das agências com horário diferenciado do Setor Hospitalar Sul, da 510 Sul e da 504 Norte cruzaram os braços das 9h às 11h.

À tarde, as unidades com horário estendido da 516 Sul, da 510 Sul e da 504 Norte tiveram suas atividades suspensas das 16h às 19h. As unidades bancárias da 510 Sul e 504 Norte paralisadas parcialmente na parte da tarde não são as mesmas fechadas no período matutino. Elas estão localizadas nas mesmas quadras.

“Não somos contra o horário estendido e diferenciado. O que reivindicamos é a ampliação do horário de atendimento ao público das 9h às 17h, com dois turnos de trabalho e mais contratações, a fim de atender melhor os clientes e a população. Essa proposta está com o Itaú há muitos anos”, justificou a secretária de Assuntos com a Comunidade do Sindicato dos Bancários de Brasília, Louraci Morais, que também é funcionária do Itaú.

Sobrecarga de trabalho

“Os funcionários do Itaú continuam sofrendo com a adoção do horário estendido e diferenciado nas agências porque a mudança ocorreu unilateralmente e os bancários foram obrigados a se adequar. Além disso, com as demissões em massa, os bancários ficaram ainda mais sobrecarregados”, reforçou o diretor do Sindicato, Sandro Oliveira, que também é bancário do Itaú.

“Como se não bastasse a sobrecarga de trabalho, os bancários e bancárias do Itaú estão sendo acometidos com inúmeras doenças, como as Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort) e os transtornos psíquicos”, apontou a diretora da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN/CUT), Conceição Maria Costa, também bancária do Itaú.

O Itaú é o banco que mais demitiu no Brasil em 2012, apesar dos lucros recordes. Fechou 7.935 postos de trabalho só no ano passado. Desde 2011, já são 13.699 bancários demitidos. Enquanto isso, o lucro líquido atingiu R$ 14,043 bilhões em 2012. Esse foi o segundo maior lucro de um banco no país. O maior foi o resultado do próprio Itaú em 2011, quando bateu R$ 14,640 bilhões.

‘Esse Cara Sou Eu’

A campanha foi construída no Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, realizado de 2 a 4 de abril, em Embu das Artes (SP), buscando pressionar o banco a negociar o fim das demissões e da política de rotatividade, bem como melhores condições de trabalho.

“O cara que só pensa no programa AGIR toda hora, sempre com medo de perder o emprego. Que deixa de lado estudos e a família, que aceita o horário estendido, que sofre para bater as metas, que encara perigos como assaltos e doenças. Esse cara que, mesmo sendo caixa, é cobrado com metas diárias, mas que não recebe nenhum centavo do programa”, diz um dos versos da paródia.

Se o Itaú continuar desrespeitando seus trabalhadores e não tomar providências imediatas para melhorar as condições de trabalho, o Sindicato intensificará as ações para pressionar o banco a rever suas práticas.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *