O Banco Central da Espanha aprovou os planos de recapitalização de 13 instituições financeiras locais em um esforço para sustentar os níveis de solvência das empresas.
 

Em um comunicado, o Banco da Espanha informou que nove dos 13 planos podem exigir ajuda estatal do Fundo de Reestruturação Ordenada dos Bancos (FROB).

Segundo o banco central, quatro bancos de poupança não listados em bolsa tentarão vender ações para investidores privados por meio de ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) ou por meio da venda de grandes participações acionárias.

Sob pressão para manter a confiança internacional na saúde dos bancos da Espanha, o governo espanhol estabeleceu novas exigências de capital mínimas em fevereiro. O governo afirmou que o FROB comprará participações acionárias nas instituições que não forem capazes de levantar capital novo de fontes privadas.

O Banco da Espanha estima que os bancos do país precisarão levantar cerca de 15 bilhões de euros no total para atender às novas exigências de capital.

Fonte: Agência Estado