git_reuniao_seguranca.jpg

Crédito: Imprensa/SindBancários

git_reuniao_seguranca.jpgSem a presença das instituições financeiras, o Grupo Interinstitucional de Trabalho sobre Segurança Bancária se reuniu pela primeira vez neste ano na terça-feira, dia 14, em Porto Alegre. Tendo a retomada dos encontros do GT, carros fortes e áreas de autoatendimento na pauta, a ausência da Associação dos Bancos do RS foi lamentada pelos presentes.

"A participação das instituições financeiras é parte fundamental para este processo, que visa diminuir ao máximo a quantidade de assaltos. A postura dos bancos foi lamentável", observou o diretor Jurídico do SindBancários, Lúcio Mauro, que representou os bancários na reunião do GT juntamente com o diretor Jorge Consminski Lucas.

Lúcio reivindicou que Rubens Pinto, secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública do RS, – entidade que promove as reuniões – cobre seriedade e comprometimento aos bancos, de forma que eles não boicotem os encontros.

Os representantes do GT foram incumbidos de emitir um parecer sobre o PL 161 de 2007, que tramita da Assembleia Legislativa e dispõe sobre a obrigatoriedade de um segurança armado junto aos caixas eletrônicos dos bancos públicos e privados. "Vemos com extrema importância a possibilidade de poder opinar e participar de um processo que visa proteger a vida acima do patrimônio", afirmou Lúcio.

O dirigente sindical apresentou a estatística de assaltos e arrombamentos elaborada pelo SindBancários. Os dados se mostraram semelhantes aos da Polícia Civil, o que foi visto de forma muito positiva: as estatísticas da Fenaban sempre apresentam números muito menores.

Na avaliação de Lúcio, a reunião do GT foi positiva. "Retomamos uma pauta extremamente importante para a categoria. A única lástima fica por conta da ausência dos bancos", lamentou o representante dos bancários.

Interior

Na tarde desta quarta, 15, o SindBancários participa de reunião em Igrejinha para tratar de segurança com representantes do Banco do Brasil. Serão apresentados avanços na legislação, estatísticas e outros itens abordados com a Fenaban em São Paulo.

Fonte: Imprensa/SindBancários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *