Crédito: Seeb Brasília
Seeb Brasília
Convite traz mosaico com bancários que fizeram e fazem o Sindicato

Desde a sua fundação, em 23 de novembro de 1961, o Sindicato dos Bancários de Brasília sempre manteve sua trajetória de forte atuação na defesa intransigente dos direitos dos bancários. Já em 1963, a entidade já mobilizava e organizava uma das primeiras greves dos funcionários do Banco do Brasil.

Assim como diversas outras entidades, o Sindicato sofreu repressão durante a ditadura militar (1964-1985) e chegou a ser controlado por interventores nomeados pelo governo.

O Sindicato também participou de diversos movimentos, como as Diretas Já e o Caras-Pintadas, e foi às ruas para protestar contra a abertura comercial desenfreada, as privatizações e a desregulamentação selvagem dos diretos sociais, trabalhistas e sindicais, símbolos do neoliberalismo. E mantém a luta diária para garantir aos bancários melhores condições de trabalho, qualidade de vida, saúde e segurança.

É neste espírito que, dentro das comemorações dos seus 50 anos, o Sindicato realiza evento na sede da entidade nesta sexta-feira (25) que vai contar com uma programação toda especial. O evento terá início às 18h. Todos estão convidados.

"Chegamos aos nossos 50 anos de existência com enormes conquistas para os bancários, como os reajustes acima da inflação, além das cláusulas sociais que vêm melhorando significativamente a vida dos trabalhadores do ramo financeiro. Os cerca de 25 mil bancários e bancárias do Distrito Federal precisam conhecer a história do Sindicato para poder dar prosseguimento ao ideal de lutas que deu certo", destaca Rodrigo Britto, presidente da entidade e funcionário do BB.

Fonte: Seeb Brasília