Crédito: Renato Costa
O ato contra o BB teve a participação da população, que também denunciou as péssimas condições da agência, o tempo de espera nas filas e os terminais de auto atendimento que ficam constantemente fora do ar.
Problema antigo
Situação que se arrasta por mais de 10 anos, a falta de ar condicionado no prédio do BB torna o ambiente insalubre para todos os que trabalham ou freqüentam o local no período de altas temperaturas. Apesar de não ser a única agência da instituição que apresenta problemas com refrigeração, a situação da 0024-8 é agravada pela arquitetura do prédio que possui poucas janelas muitas estruturas de metal, que ajudam a reter o calor.
"Em tempos de tantas inovações tecnológicas, o Banco do Brasil precisa rever o modelo "agência cristaleira", dependente de ar condicionado central, luminosidade baixa, demandando alto custo de energia, além da rigidez das linhas que desumaniza o ambiente. Apesar de muito mais antiga, a agência Halfeld projetada por Oscar Niemayer esbanja claridade" observa a diretora do Sintraf JF e bancária do BB Arcângela Salles, comparando as diferenças entre as duas agências, localizadas na mesma rua.
Segundo a diretora, a gerência local do banco está a par do problema e já efetuou algumas ações paliativas, adquirindo aparelhos de refrigeração portáteis e algumas impressoras, que ameniza, mas não chegam a solucionar o problema dos trabalhadores. "O Banco do Brasil contrata seus fornecedores por meio de pregões eletrônicos. A escolha é pelo menor preço, mas deve haver garantia da qualidade do serviço. No caso do ar condicionado, muda a empresa, permanece o empregado, permanece o encarregado em Belo Horizonte e a péssima qualidade do serviço em todas as agências. Qual é o mistério deste contrato?" questiona a diretora.
Fonte: Renato Costa – Sintraf Juiz de Fora