Crédito: Seeb MT

Seeb MT

Banco demite e ignora lei municipal que obriga instalar biombos


Com o objetivo de cobrar segurança nos bancos, mais especificamente, porta giratória e biombos no Itaú, os bancários realizaram manifestação nesta sexta-feira (2), em frente à agência Centro, em Cuiabá. Eles paralisaram a unidade até as 12 horas e também protestaram contra as demissões que estão sendo feitas pelo banco. 


O Itaú já dispensou milhares de funcionários e ainda cortou 2.496 empregos nos primeiros nove meses do ano. Em Mato Grosso foram cerca de 50, mesmo com o lucro superior a R$ 10,9 bilhões neste ano.

Insegurança 


Os trabalhadores apresentaram sua indignação quanto à falta de segurança, a não instalação de portas giratórias em todas as agências e o descumprimento da Lei dos Biombos em Cuiabá. 


"É um absurdo que o Itaú mantenha a postura de não valorizar seus empregados e a população que continua sendo refém do medo do assalto. Já contabilizamos 47 ataques a bancos em Mato Grosso e o Itaú desconsidera esta realidade, e ainda desrespeita seus trabalhadores com a demissão", destaca o presidente do Sindicato dos Bancários do Mato Grosso, Arilson da Silva.


Estava na agência o representante da Gerência de Serviços Operacionais (GSC), Miguel Martins, que admitiu que a ausência de porta giratória no banco traz insegurança para bancários e a população.


Demissões 


Durante o ato, a diretoria do Sindicato se reuniu com os bancários do Itaú e debateu a onda de demissões no banco e a realidade de insegurança no local de trabalho. 


O diretor do Sindicato e funcionário do Itaú, Natercio Brito, afirma que é injustificável a ação do banco em demitir os funcionários, o que compromete a qualidade do atendimento, pois traz sobrecarga de trabalho.


As demissões têm atingido trabalhadores em todo o país. Conforme dados do Dieese, o banco contava em dezembro de 2010 com 102.316 trabalhadores. O número caiu para 99.820 em setembro de 2011. 


Por isso, a luta dos trabalhadores é por mais contratações, fim das demissões e mais segurança.


Fonte: Seeb MT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster