sessao_especial_085.jpg
sessao_especial_085.jpg
A deflagração da campanha nacional dos bancários, melhores condições de trabalho e lucro excessivo dos bancos foram temas de discussão no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, na tarde desta quinta-feira (25.08), durante sessão especial alusiva ao Dia do Bancário , que vai transcorrer no próximo domingo, dia 28 de agosto.
 

sessao_especial_144.jpgA sessão foi proposta pela deputada Gilma Germano (PPS), que também é bancária de carreira.

A deputada Gilma Germano,no discurso dirigido a categoria homegeada, disse que os bancários formam um importante e indispensável elo da correia produtiva e econômica mundial, contribuindo assim para o desenvolvimento do Brasil e do Mundo. “Os bancários formam um classe trabalhadora que protagonizou muitas lutas sociais e mudanças no país, no que diz respeito as conquistas trabalhistas. Além disso é uma categoria indispensável à sociedade moderna”, declarou.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques, ressaltou a importância da sessão especial no Poder Legislativo para comemorar o Dia dos Bancários, lembrando que a Assembleia Legislativa é a “caixa de ressonância” do clamor popular. “É de fundamental importância a realização dessa sessão especial. Aqui é o melhor fórum para a gente divulgar a nossa luta e mostrar ao povo paraibano a importância do nosso trabalho, ao tempo de se posicionar contra os excessos dos bancos, que acumulam lucros exorbitantes e tratam mal funcionários e usuários do sistema bancário”, comentou.

sessao_especial_175.jpgMarcos Henriques aproveitou a ocasião para denunciar a terceirização do serviço bancário, realizado sem segurança pelos denominados correspondentes bancários, realidade que, segundo o líder classista, está enfraquecendo a categoria de profissionais que trabalham nos bancos. “Contra tudo isso, quero dizer que os bancários vão estar em campanha salarial e por melhores condições de trabalho nos próximos vinte dias”, informou.

A sessão especial foi presidida pelo deputado Janduhy Carneiro e contou com a presença do também deputado Trócolli Júnior (PMDB), além dos executivos Carlos Alberto Ramos Silva e Ellan Ferreira de Miranda, superintendentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, respectivamente, do secretário geral da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE) Marcelo Alves e do presidente do Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região Rostand Lucena.

Em seu pronunciamento, o sindicalista Marcelo Alves denunciou a desigualdade na luta entre o capital, representado pelos grandes bancos, e os trabalhadores do ramo financeiro, que sofrem com a intransigência dos banqueiros e suas manobras. E que os senhores parlamentares denunciem através da imprensa, manobras como a utilização dos ‘interditos proibitórios’ e o uso da força policial para nos forçar a desistir de exercermos a cidadania através da greve, que é o nosso instrumento mais legítimo de luta contra a prepotência", arrematou.

Na oportunidade, o bancário Marcos Henriques, presidente do Sindicato dos Bancário da Paraíba, e  Fernando Vilar, presidente da Federação dos Bancários da Paraíba, receberam o diploma de “Honra ao Mérito”, concedido pela Casa de Epitácio Pessoa.

Dia do Bancário – A data nasceu durante a realização de uma grande assembleia realizada pelos bancários, na cidade de São Paulo, no dia 28 de agosto, de 1951. Na ocasião, os bancários decretaram greve após ouvir contraproposta dos patrões, a qual consideraram inaceitável. À reivindicação de reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço, o que foi negado pelos patrões.

Fonte: SEEB-PB, com  Valter Nogueira / ALPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *