Banco insiste em abrir agências sem a presença de vigilantes
Durante a greve dos vigilantes, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte constatou que a Caixa Econômica Federal vem descumprindo a lei federal nº 7.102/83 que determina a presença de vigilantes para que as agências bancárias possam abrir suas portas e o próprio regimento interno do banco, que proíbe o funcionamento de agências sem vigilantes.

Foi o caso da agência Canaã, em Sete Lagoas, que durante a greve atendeu vários clientes sem a presença de vigilância armada e das agências Sete Lagoas e Pedro Leopoldo, que atenderam com o quadro de vigilantes incompleto colocando em risco a vida dos bancários, clientes e usuários.

O Sindicato entrou em contato com a GISEG (Gerência de Filial de Segurança Empresarial) da Caixa que demonstrou a sua preocupação apenas em manter as agências funcionando sem atentar para a segurança.

"Ao conversarmos com o setor de segurança da Caixa para cobrar o cumprimento da lei, notamos que eles estão muito mais preocupados em garantir o funcionamento do banco, abrindo as agências a qualquer custo, do que com a segurança das pessoas. Isso é muito grave", ressaltou o empregado da Caixa e presidente do Sindicato, Cardoso.

A presença dos vigilantes nas agências é exigida para vigilância patrimonial das instituições financeiras e de outros estabelecimentos públicos ou privados, bem como a segurança de pessoas físicas.

Os estabelecimentos que não cumprirem a lei poderão ser multados pela Polícia Federal. O local só poderá abrir com o quadro completo de vigilantes da agência. Caso contrário, o Sindicato alerta que a agência tem que permanecer fechada e sem bancários trabalhando.

A abertura das agências sem a presença dos vigilantes é uma medida irresponsável e perigosa, que contribui ainda mais para a ocorrência de crimes. Se, com os vigilantes já há risco de assaltos a agências e outros crimes, como as saidinhas de banco, sem todo o aparato de segurança necessário para uma unidade funcionar a situação tende a ficar ainda pior.

Os bancários devem denunciar ao Sindicato as agências que estiverem infringindo a lei pelo telefone 31 3279-7800 ou pelo site do Sindicato através do Fale Conosco.

Fonte: Seeb BH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *