O caos nas agências e departamentos do Santander, iniciado após a mal conduzida integração da plataforma tecnológica com o Real, especialmente nas agências ex-Real e no Callcenter, já pode ser denunciado, através de e-mail, diretamente ao presidente do banco, Marcial Portela. Não é preciso identificar-se. A ferramenta foi criada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo e pode ser utilizada pelos funcionários de todo país.

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"O desrespeito com bancários e clientes já virou motivo até de chacota no mundo virtual, com as críticas inundando a internet em mensagens, blogs e no Twitter. Os clientes estão fechando suas contas, e os trabalhadores desesperados, com uma rotina que desgasta, desanima, destrói sua saúde", diz a diretora executiva do Sindicato, Rita Berlofa.

O Sindicato também enviou uma carta ao presidente do banco, propondo a suspensão das metas de venda enquanto os problemas não forem resolvidos.

Leia a íntegra da carta enviada ao presidente do banco.l

"A meta deve ser do banco: resolver as falhas do sistema. E queremos que sejam pagas a todos a mesma remuneração variável do mês anterior à fusão tecnológica, até que os problemas sejam resolvidos", afirma Rita.

As outras reivindicações são o pagamento das horas extras em dinheiro, o devido treinamento para operação do novo sistema, a não consideração de reclamações de clientes feitas no SAC e no Banco Central para efeito de remuneração variável, mais monitores nas antigas agências do Real e a contratação de mais empregados.

Santander Serviços

Sem negociação com o Sindicato, o Santander alterou a data-base dos trabalhadores de Serviços Técnicos Administrativos e de Corretagem de Seguros (Santander Serviços). A entidade também enviou carta para o banco, solicitando negociação urgente sobre o tema.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo