Crédito: Seeb Brasília
Seeb Brasília
Bancários destacaram capacidade de resistência e luta

Foi com satisfação que o Sindicato dos Bancários de Brasília atendeu ao convite para a sessão solene em homenagem ao 45° aniversário do Banco de Brasília (BRB), na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O evento, realizado na sexta-feira (16) por iniciativa conjunta dos deputados distritais Joe Valle (PSB) e Cláudio Abrantes (PPS), contou com expressiva presença, marcada pela participação de diversos funcionários do banco.

O clima geral nas falas dos convidados para a mesa foi o de constatação de um momento ímpar, positivo, para o banco. Em tempos não muito distantes, gestões anteriores, irresponsavelmente, foram permissivas em possibilitar a exposição da instituição em páginas policiais. Depois, até tentaram privatizar e/ou vender o BRB. Atualmente, o banco aparece no devido lugar, nas páginas de economia e sociedade, e o Sindicato espera que assim continue.

Para o secretário-geral do Sindicato e bancário do BRB, André Nepomuceno, que representou a entidade à mesa, houve muitos momentos adversos superados com brio pela capacidade de trabalho e de relacionamento exercida pelos profissionais bancários do BRB.

Servem de lições para confiar cada vez mais na força coletiva e na visão de uma empresa pública econômica e socialmente imprescindível. Mesmo havendo vários desafios a serem enfrentados, a tendência atual é de fortalecimento e expansão do banco que é nosso, de Brasília e do DF.

Capacidade de resistência

"Para o Sindicato, que completará 50 anos em novembro, os 45 anos do BRB são motivo de orgulho, e se podem ser comemorados, certamente é devido à capacidade de resistência e luta de todos os colegas. Podemos, sim, celebrar esse momento e afirmar que o BRB, para atingir cada vez mais a excelência, deve manter uma postura também de excelência e valorização àqueles que o fazem acontecer no dia a dia", destacou André Nepomuceno.

A mesa do evento foi coordenada pelo presidente da casa, deputado Patrício (PT), e pelos autores da iniciativa, que discursaram parabenizando a instituição e os funcionários, bem como ressaltando a diferença de sentido e de ações sobre os rumos do banco relativamente à legislatura passada (2007-2010).

Também estiveram presentes os deputados Chico Vigilante (PT), Olair Francisco (PTdoB) e Agaciel Maia (PTC). Enviaram mensagem por escrito o deputado distrital Chico Leite (PT) e a deputada federal bancária Erika Kokay (PT), ausente por viagem internacional a trabalho.

Os representantes das entidades de classe empresariais também ressaltaram a mudança de tom no crédito, nos negócios e no relacionamento, apontando para o suporte necessário do banco à produção, ao giro e ao desenvolvimento da economia.

O presidente do BRB, Edmilson Gama da Silva, "para não falar só com a emoção e depender da memória", apresentou um discurso em que discorreu sobre os números e ações realizadas pela diretoria, pelos funcionários e clientes, e as linhas de desenvolvimento estratégicas para o banco, que passam, além da eficiência técnica e empresarial, pelos conceitos de inclusão social e cidadania.

Encerrada a solenidade, foi inaugurada a exposição institucional ‘BRB 45 anos – O Banco de Ontem, Hoje e Sempre’, instalada no foyer interno do plenário da CLDF. São documentos, fotos, registros sobre a evolução da marca do banco, entre outras peças. A exposição fica na Câmara Legislativa até o próximo dia 30 de setembro (sexta-feira).

Fonte: Seeb Brasília