Minuta foi aprovada no 22º Encontro Nacional dos Banrisulenses

O Comando dos Banrisulenses entregaram nesta sexta-feira (15), às 12h, a pauta de reivindicações específicas dos funcionários para o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, no prédio da Direção Geral (DG), no centro de Porto Alegre. A minuta foi aprovada no 22º Encontro Nacional, ocorrido no dia 19 de julho, na capital gaúcha. Estarão presentes dirigentes da Contraf-CUT, Fetrafi-RS e sindicatos de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul.

No mesmo horário, dirigentes sindicais de todo o Estado participaram de um ato público na Praça da Alfândega, entre as agências do Banrisul e da Caixa Econômica Federal, marcando o lançamento oficial da Campanha Nacional dos Bancários 2014.

O Banrisul registrou lucro líquido ajustado de R$ 222,7 milhões no segundo trimestre de 2014, que superou em 61,4% o registrado no primeiro trimestre de 2014, e em 3,6% o resultado apurado no segundo trimestre de 2013. O lucro ajustado exclui os efeitos de eventos extraordinários ocorridos no período: a reestruturação dos planos de benefícios pós-emprego da Fundação Banrisul de Seguridade Social, que reduz o risco inerente a estes planos e agrega maior estabilidade na situação patrimonial do Banco; e o Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI) que, por meio de benefício pecuniário, incentivou o desligamento de empregados aptos à aposentadoria oficial e complementar.

“A diretoria do banco tem atribuído esse melhor desempenho a alguns fatores econômicos, mas está esquecendo do principal fator. Foram os banrisulenses, num mercado financeiro cada vez mais competitivo, que construíram esse resultado do Banrisul”, afirma o presidente eleito do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Everton Gimenis.

“Temos mais um argumento na mesa de negociação com a diretoria do Banrisul. É preciso investir mais em quem traz o lucro, os trabalhadores e as trabalhadoras do banco público dos gaúchos”, salienta o dirigente sindical. Entre as reivindicações específicas dos banrisulenses estão a implantação do Plano de Carreira e o aumento na PLR Banrisul.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Porto Alegre

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster