Com participação de mais de 80 pessoas de todas as regiões do país, começou nesta terça-feira 2 o Encontro Nacional dos Dirigentes Sindicais do HSBC, em Curitiba. A reunião, que está sendo realizada no auditório do Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários, será encerrada nesta quinta-feira 4.

Representantes dos trabalhadores bancários do HSBC de todo o país participam do evento. Para simbolizar esta presença, Carlos Alberto Kanak, secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, convocou para a mesa de abertura do evento: Otávio Dias, presidente do SEEB/Curitiba, Sérgio Siqueira, da Contraf/CUT, Alcione Macedo, do SEEB/Guarapuava e representante da Executiva da FETEC-CUT-PR e Sonia Rocha, representante da FETEC Centro-Norte e da Contraf/CUT.

Otávio Dias, após dar as boas vindas aos participantes do evento nas terras "geladas curitibanas", relatou, em sua saudação, a preocupação dos bancários com a concentração do setor, que gera um clima de instabilidade e tensão. Dias destacou a importância do movimento sindical na defesa dos empregos e da manutenção de direitos dos trabalhadores. E destacou as prioridades dos bancários na Campanha Salarial 2009: remuneração e emprego, condições de saúde e de trabalho, previdência e segurança.

Já Sérgio Siqueira salientou a importância do evento que, felizmente, conta com a presença de mais de 80 trabalhadores do HSBC de todo o país. Assim como Alcione Macedo, Siqueira acredita que o Encontro Nacional servirá para trazer melhorias para a organização dos trabalhadores bancários do HSBC na apresentação e defesa de suas demandas.

A trabalhadora bancária Sonia Rocha lembrou o carinho que os funcionários tem em relação ao banco. "Temos amigos no HSBC, depois de tanto tempo de trabalho, a empresa acaba sendo nossa segunda casa. Viemos aqui para buscar soluções para os trabalhadores do banco", concluiu.

O Encontro Nacional segue com a apresentação do banco HSBC e, em seguida, os representantes do banco ficarão à disposição para perguntas dos dirigentes sindicais.

Fonte: Patrícia Meyer, Seeb Curitiba

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster