Crédito: Contraf-CUT
Contraf-CUT
Plenária do 21º Congresso, realizado em 2010

Acontece nos dias 9 e 10 de julho o 22º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. O encontro será realizado em São Paulo, na Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Sala Cantareira, 2º andar, Vila Guilherme). São esperados 321 delegados e 17 observadores.
 

De acordo com o funcionário do BB e secretário-geral da Contraf-CUT, Marcel Barros, que está na coordenação dos encontros desde 1996, o objetivo é consolidar a pauta de reivindicações dos funcionários, bem como discutir o banco que a sociedade brasileira precisa. "Temos que pressionar para que o BB, como banco público que desempenha papel determinante no sistema financeiro, garanta condições dignas de trabalho a seus funcionários em todo o país", afirmou.

Marcel destaca os temas fundamentais do congresso: remuneração e jornada (piso e interstícios da carreira, pontuação da carreira de mérito, jornada de seis horas para comissionados); saúde (Cassi, Brasil Dental, Fusesc, Economus); segurança bancária; previdência (Planos 1 e Futuro, Fusesc, Economus, Prev BEP); banco público (internacionalização, metas de produtos bancários, terceirização e correspondentes bancários).

Atenção para os prazos

As teses devem ser encaminhadas até o dia 3 de junho para o endereço eletrônico contrafcut@contrafcut.org.br, com cópia para araujo@bancariosdf.com.br.

O prazo para a realização dos fóruns preparatórios, as assembleias e encontros em todo o Brasil, além da eleição dos delegados, vai até o dia 2 de julho.

Um delegado deve ser eleito a cada 300 trabalhadores do BB na base sindical ou uma fração maior ou igual a 150. Em relação aos observadores, podem ser indicados até no máximo de 5% da delegação efetiva. Serão considerados delegados natos os membros efetivos da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

Já as inscrições de delegados devem ser feitas até o dia 3 de julho, às 18h, para o e-mail contrafcut@contrafcut.org.br Cada federação é responsável pela inscrição de toda sua delegação.

Na hora da inscrição, as federações devem fazer a distribuição proporcional dos delegados em quatro grupos: G1-Remuneração e Jornada; G2-Saúde; G3-Previdência e G4-Banco Público.

Calendário

– Dia 3 de junho: data-limite para a inscrição de teses.

– Dia 2 de julho: data-limite para a realização dos congressos, encontros e eleição dos delegados.
– Dia 3 de julho, 18h: data-limite para a inscrição dos delegados.

– De 9 a 10 de julho: realização do 22º Congresso.

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *