No âmbito do Plano de Cargos e Salários (PCS), a comissão nacional paritária para detalhamento de critérios e acompanhamento do processo de avaliação de desempenho e promoção por mérito na Caixa fechou na terça-feira, dia 21, durante reunião em Brasília (DF), uma proposta de regras para promoção por mérito em 2011. Os pontos acordados no encontro serão apresentados na negociação da mesa permanente, agendada para a próxima terça-feira, dia 28 de junho.

Os representantes dos trabalhadores conseguiram manter normas atuais, como a manutenção da nota de corte em 8.2 e dos percentuais de pontuação. Nesse particular, existe o consenso de que o critério de linha de corte como metodologia de avaliação, adotado por pressão e proposta das entidades representativas dos empregados, foi um grande facilitador para o aumento no número de trabalhadores promovidos.

No ano passado, por exemplo, dos 94% dos empregados promovidos com base na nova metodologia, 85,1% receberam um delta, enquanto 9,5% dos trabalhadores aptos às promoções tiveram direito a dois deltas

"Avançamos na questão da Universidade Caixa, conseguindo alterar a métrica de apuração", destacou Luiz Fermino, membro da comissão. Segundo ele, havendo entendimento entre as partes, por ocasião da rodada da mesa de negociação permanente em 28 de junho, a Caixa divulgará as regras da promoção por mérito em 2011.

Conforme Fermino, também é um avanço porque em 2008 e 2010 os critérios somente foram conhecidos no fim do ano, não permitindo que os trabalhadores tomassem conhecimento com antecedência dos itens pelos quais estavam sendo avaliados. Fermino diz que houve um pequeno avanço, mas a situação ainda precisa melhorar. A luta, portanto, é para que as regras sejam conhecidas no começo de cada ano.

Fonte: Fenae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *