A Contraf-CUT manifesta sentimentos profundos de solidariedade aos familiares, amigos e companheiros do vereador, sindicalista e bancário, José Carlos Roberto (Café), da cidade paulista de Presidente Prudente. O parlamentar faleceu nesta segunda-feira (14), em decorrência de uma infecção contraída após uma cirurgia para extirpar um tumor do duodeno e pâncreas.

Eleito em 2012, o vereador Café assumiu o posto de primeiro secretário da Mesa Diretora já no primeiro Biênio da 16ª Legislatura, período 2013/2014, escolhido por meio de votação entre os demais membros da Câmara Municipal de Presidente Prudente.

Mas antes de ser vereador, lutou pela categoria bancária. Presidente do Sindicato dos Bancários de Presidente Prudente e Região e filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Café buscou por anos os diretos destes e de outros trabalhadores. Formado em Direito, defendia uma sociedade mais justa, combatendo as desigualdades sociais e raciais.

O vereador Café, por muitas vezes frisou a importância de campanhas de conscientização pela igualdade racial no município de Presidente Prudente. Em uma de suas falas marcantes, comparava a desigualdade racial como em uma corrida, quando o homem branco, livre, recebeu o tiro da largada em 1500. Enquanto que para o homem negro ocorreu somente em 1888, com a Lei Áurea. “São quase 400 anos de desigualdade, na qual o homem branco está na frente. E qualquer legislação que busque diminuir esta desigualdade, tem o meu apoio”, defendia Café.

Em seu perfil em uma rede social, Café destacava sua vontade de crescer politicamente e como pessoa, “Minha expectativa para este primeiro mandato é muito grande para desenvolver projetos e políticas públicas para ajudar a população de Presidente Prudente. Quero estar próximo da população”, frisava o vereador.

Café deixa uma esposa, três filhos e uma neta. Além de amigos e admiradores.

Fonte: Contraf-CUT com Câmara de Presidente Prudente