Crédito: Jailton Garcia – Seeb São Paulo
Jailton Garcia - Seeb São Paulo
Mobilização dos idosos com apoio do movimento sindical

Mais de 230 pessoas, representando diversas regiões e bairros do município de São Paulo, participaram na terça 19 do 1º Fórum da Pessoa Idosa do Município de São Paulo, uma iniciativa da Associação dos Bancários Aposentados do Estado de São Paulo (Abaesp) e outras entidades de idosos e aposentados. O evento foi realizado na Quadra dos Bancários e contou com a participação da Contraf-CUT.

> Fotos : galeria com algumas das imagens do encontro

"Foi um evento histórico. Pela primeira vez aconteceu um encontro de idosos a nível municipal", diz a presidenta da Abaesp, Maria da Glória Abdo, lembrando que até então as reuniões eram regionais.

"Havia uma proposta de diluir os fóruns entre as 31 subprefeituras da cidade, o que iria dificultar discussões fundamentais que exigem uma visão global, como orçamento e verbas para políticas municipais", explica a dirigente.

Glória diz que uma das principais reivindicações dos idosos dizem respeito à proporcionalidade na divisão das verbas do orçamento. "São cerca de 1,5 milhão de idosos no município de São Paulo, ou 10% da população, mas os recursos direcionados para nós estão longe de representar esse número. A justiça na distribuição do orçamento é uma de nossas principais bandeiras."

A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, e o vereador Claudio Prado (PDT), presidente da Comissão Permanente do Idoso da Câmara Municipal de São Paulo e um dos articuladores para a criação do Fundo Municipal do Idoso, que será criado ainda este ano, estiveram presentes ao encontro.

"Ficamos muito felizes pela presença de diversas lideranças", diz Glória, citando também o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Sindapb) da CGTB, Oswaldo Lourenço, representantes do Sindicato Nacional de Aposentados da Força Sindical, além do secretário de Finanças da CUT, Vagner Freitas, do secretário de Imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, da coordenadora do Fórum de Cortiços, Verônica Kroll, do presidente da Afubesp, Paulo Salvador e do presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, Marcel Tomé.

Ademir elogiou a iniciativa e defendeu a necessidade de integrar os aposentados na vida de todos os sindicatos de bancários do país. "Planejamos realizar este ano um encontro nacional de dirigentes de associações de bancários aposentados, buscando representar cada mais os seus interesses para lutar e conquistar melhores condições de vida para todos", disse o diretor da Contraf-CUT.

INSS

A superintendente regional do INSS Dulcina de Fátima Golgato Aguiar também participou do encontro. "A Dulcina anunciou, em primeira mão, a proposta de criação de um link direto do INSS com as entidades de idosos para acesso a dados e facilitação de serviços. Essa união de forças muito nos anima e temos certeza que o próximo fórum, que deve acontecer em cerca de dois meses, será ainda mais representativo", concluiu Gloria.

Fonte: Seeb São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *