A Contraf-CUT orienta as entidades sindicais a se mobilizarem contra a decisão do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) de reduzir a segunda parcela da PLR. Durante reunião com a diretoria do banco, no dia 16 de março, foi informado aos representantes dos bancários que será apresentada à Assembleia Geral dos Acionistas, no próximo dia 30 de março, a proposta de distribuição de apenas R$ 2,6 milhões para pagamento da segunda parcela da PLR de 2011, podendo haver inclusive a devolução de valores já pagos no ano passado.

O calendário de atividades para o mês de março é o seguinte:

– realização de atividades de protesto, com atraso na abertura das agências no próximo dia 23 de março, por 1 hora;

– convocação de Assembleias para o dia 27 de março, com o indicativo de paralisação por 24h no dia 28 de março.

"O objetivo das atividades é fazer com que a diretoria reveja essa proposta e retome as negociações. Os bancários cumpriram seu papel ampliando o volume de operações de crédito e não é justo que recaia sobre eles quaisquer ônus sobre a gestão da empresa", afirma o secretário de Organização do Ramo Financeiro, Miguel Pereira.

Levantamento

A subseção do Dieese da Contraf-CUT está preparando levantamento a partir dos dados do balanço de 2011 com a demonstração dos resultados do banco. As informações serão disponibilizadas em breve no site da Confederação.

"Chamamos a atenção para o fato de que o lucro líquido do banco em 2011 é 0,39% superior ao apresentado em 2010 (R$ 314,8 milhões), quando o BNB pagou integralmente a PLR", questiona Miguel.

Fonte: Contraf-CUT