Nesta quarta-feira (29), a Contraf-CUT, sindicatos e federações retomam as discussões na mesa temática de Igualdade de Oportunidades com a Fenaban. A reunião ocorre em São Paulo e será a primeira do ano, marcando o recomeço do processo de negociações permanentes entre bancários e bancos nas mesas temáticas.

Os debates sobre Igualdade de Oportunidade começarão abordando pendências da última reunião, realizada no dia 26 de agosto de 2011. Entre elas, está a definição sobre a inclusão de conteúdo elaborado pelos bancários no curso de formação de líderes da Febraban. "Queremos levar a visão do movimento sindical sobre estes temas e o curso é uma oportunidade importante", afirma Deise Recoaro, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT.

Além disso, a representação dos trabalhadores quer estabelecer com a Febraban um calendário trimestral para as reuniões da mesa e para a apresentação dos dados referentes ao plano de ação adotado pelos bancos para o combate à discriminação após a divulgação do Mapa da Diversidade.

Mais negociação permanente

Nesta quinta-feira, dia 1º de março, às 15h, acontece a primeira reunião da mesa temática de Segurança Bancária, também em São Paulo. Os bancários aguardam a apresentação da estatística de assaltos a bancos da Febraban referente a 2011, conforme prevê a convenção coletiva da categoria.

Também está agendada reunião da mesa de Terceirização, que deverá se reunir no dia 9 de março. A mesa de Saúde do Trabalhador deverá ter data definida nos próximos dias.

A realização de reuniões trimestrais das quatro mesas temática foi uma das conquistas da Campanha Nacional dos Bancários 2011.

Fonte: Contraf-CUT