A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão na terça-feira, dia 9, o projeto de lei 1.479/04, que fixa o período de atendimento bancário das 9h às 17h, ampliando em duas horas o atendimento ao público. A segunda votação deverá ocorrer já na próxima semana, após o feriado do dia 15.

A proposta do Deputado Estadual Gilberto Palmares (PT) inclui a ressalva de que a ampliação do horário de atendimento aos clientes não implicará em acréscimo da carga horária vigente para os funcionários das agências.

A iniciativa conseguiu que o plenário derrubasse o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pela inconstitucionalidade do texto. Após a vitória, Palmares lembrou que a mesma alegação foi feita na ocasião da sanção da lei 4.223/03, que estabeleceu o tempo máximo de 20 minutos de espera nas filas dos bancos.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Teresópolis, a ampliação do horário bancário, com dois turnos de trabalho, é uma reivindicação antiga do movimento sindical e representa mais um ganho para a categoria. "Para os bancários, a aprovação desse projeto significa a criação de mais postos de trabalho e para a população, com toda certeza, representa uma melhoria considerável na qualidade do atendimento", afirmou o detor jurídico do Sindicato, Joselito Lopes.

Ele acrescentou ainda que essa reivindicação esteve sempre incluída nas minutas que são entregues aos banqueiros, buscando melhores condições de trabalho para os funcionários e atendimento digno aos clientes de bancos.

"Uma vez que os bancos estiverem funcionando durante oito horas diárias, vai haver uma potencialização no atendimento e uma diminuição substancial no tempo de espera em filas, que hoje podem ser consideradas como as maiores vilãs do atendimento bancário", concluiu.

Fonte: Seeb Teresópolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *