O secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, Miguel Pereira, será um dos painelistas nesta quinta-feira (27), às 17h, do pilar Terceirização, durante o Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro, que foi aberto nesta terça (25), no Golden Tulip Recife Palace, na Avenida Boa Viagem, no Recife. O evento é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região.

Miguel, que também integra o Grupo de Trabalho sobre Terceirização da CUT, vai abordar o tema “Terceirização como causa de adoecimento, acidentes e mortes no trabalho”.

> Clique aqui para ver a programação.

Para o diretor da Contraf-CUT, “os aspectos que perpassam a terceirização no Brasil são muito complexos e levam a uma grande precarização do trabalho, com muitas mortes e rebaixamento de direitos. Os trabalhadores querem assegurar seus direitos que são solapados pela terceirização e as empresas querem reduzir seus custos e quebrar a organização sindical terceirizando. O Estado tem um papel importante na definição dessa mediação, senão o resultado será a precarização das relações de trabalho e o empobrecimento da classe trabalhadora”.

Durante o encontro serão abordados alguns assuntos importantes para o trabalho seguro, a exemplo da palestra inicial Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O congresso será dividido em quatro pilares de assuntos: saúde, trabalho rural, industrial e terceirização.

Dentre os temas industriais o polêmico amianto ganha destaque, sendo abordados o panorama atual e o quadro nacional e internacional na luta para a erradicação do uso da substância.

Para o presidente do TRT-PE, Ivanildo da Cunha Andrade, com a realização deste congresso o Tribunal visa contribuir com a formação e especialização de profissionais e estudantes das áreas de Direito, Engenharia do Trabalho, Medicina e Saúde e Segurança do Trabalho. “Estes profissionais são formadores de opinião e exercem decisivo papel na construção do conceito de trabalho seguro como um valor inegociável”, ressaltou.

Trabalho Seguro

O congresso integra um conjunto de ações que objetivam difundir a cultura do trabalho decente. O TRT-PE, junto ao Grupo de Trabalho Interinstitucional da 6ª Região (Getrin6), apoia o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho para o fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Fonte: Contraf-CUT com TRT-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *