bnb logo novo

bnb logo novoO diretor do Sindicato dos Bancários da Paraíba (SEEB-PB), Robson Luis, participou nos últimos dias 03 e 04, em Fortaleza, da mesa permanente de negociação com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para tratar de questões relativas ao funcionalismo. Na pauta, itens como: revisão do PCR, reestruturação, Programa de Incentivo à Aposentadoria (PIA), atendimento nas agências, convocação de concursados, ponto eletrônico e desconto da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2012 referente ao empréstimo para suprir a PLR de 2011. Também participaram da negociação, representantes da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf – CUT), e dos Sindicatos de Bancários do Piaí, Bahia, Sergipe, Campina Grande-PB, Pernambuco e Alagoas.

Confira as discussões e encaminhamentos de cada pauta:

PLR

Tem um resíduo para ser pago no dia 10/04. Sairá uma mensagem do ambiente de gestão de pessoas mostrando todo o calculo da PLR 2012. O ambiente está à disposição para fazer quaisquer esclarecimentos através da pasta Gestão de Pessoas pelo email do Banco.

REESTRUTURAÇÃO

O Banco afirmou que nas próximas duas semanas será apreciado pela diretoria o primeiro modelo e que não há comandos para prejudicar funcionários, destacando que o Dest autorizou a contratação de até. 7.150 empregados – atendendo à reivindicação dos trabalhadores de aumentar a dotação das agências. A implantação desse modelo de reestruturação, entretanto, ainda será discutida. Os sindicalistas cobraram que, antes do processo, o banco apresente as premissas e os impactos para os trabalhadores.

HORAS EXTRAS

A CNFBNB denunciou a extrapolação da jornada de trabalho sem o pagamento das horas extras. O banco informou que a orientação é pagar as horas extras, independente de dotação. Os membros da CNFBNB informaram que denunciarão ao banco a extrapolações de jornada de trabalho sem os respectivos registros das horas extras, e/ou registros nos pontos (eletrônico e FIP) sem os devidos registros no SIP e pagamento das horas extras, caso a caso para que o Banco tome as medidas necessárias.

PONTO ELETRÔNICO

Um sistema está sendo desenvolvido para só permitir ao funcionário se logar na rede durante o intervalo entre o registro de entrada e o registro de saída do funcionário no sistema de Ponto Eletrônico. O prazo dado para a fábrica de software terminar o sistema de ponto único que fará com que o REP funcione nos moldes do sistema do BB expira em 30 dias. O ponto único deve entrar em operação juntamente com a homologação do REP pelo Ministério do Trabalho, momento em que as atuais folhas de ponto (no papel) deixarão de ser utilizadas.

PIA

O Banco informou que a Diretoria está empenhada em conseguir os recursos necessários para a implantação do plano, e que tais recursos terão que ter origem externa ao Banco. A CNFBNB fez uma proposta de uma gestão compartilhada da CAPEF, através de um diretor (a) eleito pelos funcionários. O diretor do Banco se comprometeu a debater o assunto com os demais membros da diretoria na próxima reunião e informar aos membros da CNFBNB a decisão tomada pelo referido comitê.

PCR

Foi marcada para o dia 10/04/2013 uma reunião da comissão paritária responsável pelo projeto de revisão do PCR para revisar/atualizar o estudo já realizado, para imediata continuação dos trâmites legais. Tais trâmites demoram no mínimo 6 meses.

 

Segundo o diretor do SEEB-PB, Robson Luis, “esperamos que a atual administração do banco seja mais transparente e dê o tratamento adequado para as reivindicações dos funcionários; diferente da administração anterior que enrolou os trabalhadores por anos, sem revisar o PCR que não beneficia ninguém além do próprio banco, sem resolver o problema da aposentadoria dos beneficiários do plano BD, demonstrando um total desrespeito com o funcionalismo”.

Para Tomaz de Aquino, coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), “o que constatamos é que o Banco tem crescido, mas o número de funcionários não está acompanhando esse crescimento, por conta disso, vários problemas acontecem, pois há lotação nas agências e uma grande demanda de serviços a ser executada por um número insuficiente de funcionários. O ponto gerou grandes expectativas de combater a extrapolação de jornada, mas vem decepcionando.

Carlos Souza, vice-presidente da Contraf/CUT, enfatizou que essa prática configura gestão temerária por conta do BNB, o que pode gerar um passivo trabalhista sem precedentes. Ele também cobrou a convocação de mais concursados para sanar os problemas de atendimento nas agências. 

De acordo com o BNB, a instituição estuda um novo modelo de atendimento para tentar sanar os problemas de lotação e carência de caixas. Quanto ao ponto eletrônico, o Banco afirma que a orientação é contrária a qualquer tipo de extrapolação. A recomendação é que o funcionário bata o ponto no momento exato em que sair do trabalho e se há hora extra, paga-se a hora extra, mas que o atual momento é de readequação.

A orientação do movimento sindical é para que as entidades representativas cataloguem denúncias de burla do ponto eletrônico e orientem os bancários contra possíveis pressões.  Outra reunião de negociação deve acontecer até a primeira semana de maio, quando os problemas de saúde entrarão em pauta. Os sindicalistas deixaram claro para os representantes do Banco que, nas próximas reuniões, espera respostas mais objetivas às reivindicações do funcionalismo.

Fonte: SEEB-PB – Renata Escarião com SEEB/CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *