A participação dos bancários brasileiros na assembléia geral dos acionistas do banco, na Espanha, foi construída pelas mãos de milhares de trabalhadores brasileiros. É o que destaca a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e funcionária do Santander Rita Berlofa que no dia 19 de junho denunciou em discurso as mazelas dos funcionários do banco espanhol no Brasil para cerca de 2 mil pessoas presentes à assembléia de acionistas na Europa.

> Em vídeo: Presidente do Santander responde para Rita Berlofa
> Em vídeo: Rita Berlofa denuncia Santander na Espanha

"Minha participação rendeu uma série de elogios e cumprimentos que não posso aceitar sem deixar claro que fui somente o catalisador de uma grande corrente de dirigentes sindicais e trabalhadores que permitiram que esse acontecimento histórico tivesse lugar."

Rita lembra que o texto original foi elaborado pelo diretor do Sindicato e presidente da Afubesp, Paulo Salvador, e lapidado com a ajuda de outros vários dirigentes. Na Espanha a diretora esteve acompanhada e contou com o apoio integral do também diretor do Sindicato Mario Raia e de outros dirigentes bancários da Comfia-CCOO e da FES-UGT.

"Mas, os maiores responsáveis pela presença dos trabalhadores brasileiros na assembléia de acionistas na Espanha são os próprios trabalhadores brasileiros. Nós, bancários do Santander no Brasil, representamos cerca de 1/3 de todo o grupo e somos responsáveis pelo melhor resultado obtido pelo grupo em todo o mundo. É nossa união, nossa capacidade de mobilização e luta que nos levou até lá", acrescenta Rita.

"Agradeço a cada um desses trabalhadores, em nome de todo o coletivo de dirigentes sindicais do Santander, a participação nos atos, nos protestos, a pronta resposta aos nossos chamados para a luta que se trava todos os dias pelo respeito aos direitos. O Sindicato está fazendo seu papel, sabemos, e sempre vamos fazer o que for melhor para o bancário. Mas, sem a participação do bancário não há Sindicato. Então, sintam-se orgulhosos de mais essa conquista, que deu voz às nossas reivindicações e anseios em todo o mundo, e saiba que tudo isso é resultado direto da força da nossa unidade".

Fonte: Seeb São Paulo

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster