Depois de ir ao banco e fazer um saque, vem o medo de sair da agência. Para diminuir os riscos na hora da chamada "saidinha do banco" e também dar mais segurança às pessoas durante o atendimento, uma lei municipal obriga a instalação de biombos nos caixas, em Itapetininga. Até agora, apenas uma agência se adequou à norma. O prazo termina em outubro. As operações agora ficam lá, atrás do biombo.

Saques e pagamentos de contas nos caixas agora estão protegidos. Uma lei sancionada no começo do mês obriga os bancos do município a instalar biombos nos caixas. As agências têm até noventa dias para se adequar. Em Itapetininga, a única agência que já colocou os biombos é a Caixa Econômica Federal.

Com uma câmera escondida, o Tem Notícias foi até outros bancos. As imagens mostram funcionários contando dinheiro na frente de todos os clientes. Em outra agência também é possível ver uma quantia sendo verificada e entregue ao cliente.

A preocupação das pessoas é com a chamada "saidinha de banco". Sequestradores ficavam de olho nos saques realizados e atacavam as pessoas na saída das agências.

Todos os bancos do município já foram notificados sobre a nova lei. A agência que não se adequar, receberá uma advertência. Depois, terá de pagar multa de R$ 5 mil. Após a quinta reincidência ocorre a suspensão do alvará de funcionamento.

Porta giratória

Outra informação é que esta mesma lei que define a instalação de biombos também determina que as agências tenham porta giratória. A maioria dos bancos já adotou o dispositivo de segurança, mas ainda é possível encontrar agências que não cumprem a medida, como esta no centro de Itapetininga.

Fonte: TV Tem – Tem Notícias

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster