Crédito: Fetrafi-RS
Fetrafi-RS
Claudir, Rachel, Ademir, Maristela, Juberlei, Denise e Claúdia

A nova diretoria da Fetrafi-RS tomou posse, na noite de sexta-feira (19), diante de um auditório lotado na sede do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. Parlamentares, dirigentes sindicais de diversas categorias e muitos bancários e bancárias prestigiaram a cerimônia.

Jorge Vieira, em nome da gestão que se encerrava, deu posse à nova gestão. Rachel Weber trouxe a saudação do Sindicato, anfitrião da celebração, e exaltou o que traz avanços para a categoria é a unidade, que também está configurada no caráter nacional da luta.

Cláudia dos Santos, nova secretária de mulheres da Federação, também enfatizou a importância da diversidade no interior da categoria, e mostrou-se animada para desenvolver o trabalho de sua pasta.

Maristela da Rocha, que assume as finanças da entidade, fez questão de saudar os companheiros que estão deixando a direção da Fetrafi-RS, como Jorge Vieira e Devanir Camargo, e homenagear a contribuição dada por eles à construção do movimento sindical.

Denise Falkenberg, nova diretora de saúde, destacou que o mote do Congresso da Federação, “A unidade nos fortalece”, era adequado e será a tônica da nova gestão. Denise também comemorou o aumento da participação de mulheres na direção da entidade, que quase atinge a paridade: serão 3 mulheres em 7 dirigentes.

Ademir Wiederkehr, representando a Contraf-CUT, afirmou os motivos que há para celebrar. “É uma nova direção eleita com muito debate e muita democracia, num processo que envolveu mais de 3 mil bancários e fortalece a unidade nacional da categoria”, apontou.

O secretário de imprensa da Confederação também recordou os 20 anos da convenção coletiva nacional, destacou as lutas em andamento nos bancos públicos e privados e a organização da Campanha Nacional 2013 e apontou a importância da Conferência Nacional do Sistema Financeiro.

“Esperança, ousadia, mobilização e unidade nacional devem ser a base para a luta da nova gestão”, frisou ao lembrar dos desafios lançados pelo presidente da Contrf-CUT, Carlos Cordeiro, durante o Congresso.

Em nome da CUT-RS, o presidente Claudir Nespolo também saudou a nova diretoria da Fetrafi-RS. Ele afirmou que conhece o plano de lutas dos bancários, recém-aprovado no 11º Congresso. Para ele, o plano está muito bem fundamentado e a nova direção está à altura dele.

“O protagonismo de vocês é muito importante para contestar o papel do sistema financeiro e impulsionar a realização de uma conferência para debater essa questão”, disse Claudir. Ele também destacou a importância de a categoria bancária se envolver com pautas gerais da classe trabalhadora, como a pauta das centrais sindicais e as reformas política e a tributária.

Juberlei Bacelo, que assume a secretaria de comunicação da Fetrafi-RS, encerrou a cerimônia falando dos desafios que nova gestão terá pela frente. “Nós conquistamos os governos, mas isso não nos autoriza a ir embora para casa. A luta de classes continua”, falou.

Entre as situações a serem enfrentadas, ele destacou a questão da saúde e do combate ao assédio moral. Para Juberlei, o adoecimento de tantos bancários é produto da forma como o sistema financeiro se organiza hoje. “Só a luta coletiva faz avançar, nos permite disputar consciência e apontar para a construção de uma sociedade justa e igualitária”.

Ao final, e em nome de toda a Federação, Juberlei registrou homenagem ao agora ex-diretor Jorge Vieira, que prepara a sua aposentadoria. Ele recebeu uma bela placa em reconhecimento e valorização pelo seu trabalho dedicado na construção da entidade durante vários mandatos.

Fonte: Contraf-CUT com Fetrafi-RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *