Infelizmente, não vi nenhum órgão da grande imprensa na quarta-feira (7) admitir sua cota de responsabilidade pelo PIB zero registrado no terceiro trimestre.

Sim, o PIB caiu porque, além da crise internacional, o governo deu ouvidos ao receituário do mercado, amplamente defendido pela mídia, de que era necessário cortar gastos – o que invariavelmente leva a cortes de investimentos – e aumentar a taxa básica de juros para combater uma fictícia "inflação de demanda".

A soma desse receituário, acentuado no início do ano, causou queda na atividade, com a ajuda da cotação do real frente ao dólar (outro efeito direto de cinco altas consecutivas da taxa Selic).

Outro reflexo dessa política errada, e que nós da CUT criticamos o tempo inteiro, pode se abater sobre 2012 também, uma vez que medidas de incentivo à economia levam pelo menos seis meses para dar frutos.

Nesta quinta (8) e sexta-feira (9), a Direção Nacional da CUT, reunida em São Paulo, vai avaliar essa conjuntura e produzir uma análise crítica mais ampla e profunda que esta aqui. Mas, invariavelmente, o resumo da ópera será o mesmo.

Fonte: Blog do Artur Henrique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *